Literatura para a infância e desenvolvimento de competências linguísticas

Em processo de certificação Formadora: Maria da Encarnação Silva Modalidade: Ação de curta duração / Formação a distância Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência Número de horas: 5 horas síncronas, na plataforma Zoom da APP Destinatários: Educadores e professores dos Grupos 100 e 110 e 910 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Data e horário: Segunda-feira dia 24 de fevereiro de 2025; das 18:00 às 20:30. Terça-feira dia 25 de fevereiro de 2025; das 18:00 às 20:30. Custo da ação: sócia(o)s da APP e do SEPLEU: 15€ ; não sócia(o)s: 30€; estudantes: 5€

Formadora: Notas curriculares

 

Maria da Encarnação Silva é licenciada em Ensino (Variante de Português Francês) pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Linguística do Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Exerceu funções docentes, como professora adjunta, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Tem experiência na formação inicial e contínua de professores nas áreas da didática da leitura e da escrita e da literatura para a infância e juventude.
Tem desenvolvido investigação nas mesmas áreas. Foi professora de 1.º ciclo do ensino básico.

 

 

Objetivos:

  1. Analisar álbuns ilustrados;
  2. Avaliar e explorar as potencialidades pedagógicas desse formato, em sala de JI e 1.º CEB, tendo em conta o desenvolvimento de competências linguísticas.

 

Conteúdos:

  • Análise de álbuns ilustrados de acordo com critérios previamente definidos;
  • Exploração das potencialidades do álbum ilustrado no desenvolvimento de competências linguísticas.

 

Bibliografia fundamental

Azevedo, F.(coord.) (2007). Formar Leitores – das Teorias às Práticas.  Edições Lidel.

Azevedo, F. (coord.) (2006). Língua Materna e Literatura infantil. Edições Lidel.

Giasson, J. (2014). Les Textes Littéraires à l’école. Éditeur De Boeck Éducation.

Viana, F., Coquet, E. e Martins, M. (Coords.). Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.  Edições Almedina.

 


* Esta ação decorre na sequência da ACD O que fazer com a literatura na sala de aula? e procura dar continuidade ao trabalho iniciado.