Modalidade: ACD
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s da APP e do SEPLEU: 15€ ; não sócia(o)s: 30€; estudantes: 5€
Nota introdutória:
Esta ação decorre na sequência da ação O que fazer com a literatura na sala de aula?, realizada recentemente, e procura dar continuidade ao trabalho iniciado no âmbito dessa sessão.
Objetivos:
- Analisar álbuns ilustrados;
- Avaliar e explorar as potencialidades pedagógicas desse formato, em sala de JI e 1.º CEB, tendo em conta o desenvolvimento de competências linguísticas.
Conteúdos:
- Análise de álbuns ilustrados de acordo com critérios previamente definidos;
- Exploração das potencialidades do álbum ilustrado no desenvolvimento de competências linguísticas.
Bibliografia fundamental
Azevedo, F.(coord.) (2007). Formar Leitores – das Teorias às Práticas. Edições Lidel.
Azevedo, F. (coord.) (2006). Língua Materna e Literatura infantil. Edições Lidel.
Giasson, J. (2014). Les Textes Littéraires à l’école. Éditeur De Boeck Éducation.
Viana, F., Coquet, E. e Martins, M. (Coords.). Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Edições Almedina.