Literatura para a infância e desenvolvimento de competências linguísticas

INSCRIÇÕES ABERTAS Formadora: Maria da Encarnação Silva Modalidade: Ação de curta duração / Formação a distância Número de horas: 5 horas síncronas, na plataforma Zoom da APP Destinatários: Educadores e professores dos Grupos 100 e 110 e 910 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Data e horário: Segunda-feira dia 24 de fevereiro de 2025; das 17:30 às 20:00. Terça-feira dia 25 de fevereiro de 2025; das 17:30 às 20:00.

Modalidade: ACD
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s da APP e do SEPLEU: 15€ ; não sócia(o)s: 30€; estudantes: 5€

 

 


Nota introdutória:

Esta ação decorre na sequência da ação O que fazer com a literatura na sala de aula?, realizada recentemente, e procura dar continuidade ao trabalho iniciado no âmbito dessa sessão.

Objetivos:

  1. Analisar álbuns ilustrados;
  2. Avaliar e explorar as potencialidades pedagógicas desse formato, em sala de JI e 1.º CEB, tendo em conta o desenvolvimento de competências linguísticas.

Conteúdos:

  • Análise de álbuns ilustrados de acordo com critérios previamente definidos;
  • Exploração das potencialidades do álbum ilustrado no desenvolvimento de competências linguísticas.

Bibliografia fundamental

Azevedo, F.(coord.) (2007). Formar Leitores – das Teorias às Práticas.  Edições Lidel.

Azevedo, F. (coord.) (2006). Língua Materna e Literatura infantil. Edições Lidel.

Giasson, J. (2014). Les Textes Littéraires à l’école. Éditeur De Boeck Éducation.

Viana, F., Coquet, E. e Martins, M. (Coords.). Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.  Edições Almedina.