Formadora: Notas curriculares
Maria da Encarnação Silva é licenciada em Ensino (Variante de Português Francês) pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Linguística do Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Exerceu funções docentes, como professora adjunta, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Tem experiência na formação inicial e contínua de professores nas áreas da didática da leitura e da escrita e da literatura para a infância e juventude.
Tem desenvolvido investigação nas mesmas áreas. Foi professora de 1.º ciclo do ensino básico.
Objetivos:
- Analisar álbuns ilustrados;
- Avaliar e explorar as potencialidades pedagógicas desse formato, em sala de JI e 1.º CEB, tendo em conta o desenvolvimento de competências linguísticas.
Conteúdos:
- Análise de álbuns ilustrados de acordo com critérios previamente definidos;
- Exploração das potencialidades do álbum ilustrado no desenvolvimento de competências linguísticas.
Bibliografia fundamental
Azevedo, F.(coord.) (2007). Formar Leitores – das Teorias às Práticas. Edições Lidel.
Azevedo, F. (coord.) (2006). Língua Materna e Literatura infantil. Edições Lidel.
Giasson, J. (2014). Les Textes Littéraires à l’école. Éditeur De Boeck Éducation.
Viana, F., Coquet, E. e Martins, M. (Coords.). Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Edições Almedina.