Literatura para que te quero? – Módulo para o 3.º Ciclo do Ensino Básico

Formador(es): Carla Silva, Carla Marques. Filomena Viegas, Luís Redes, Noémia Jorge Modalidade: Curso de Formação / Formação a distância Número de horas: 15 (10 horas síncronas; 5 horas assíncronas) Destinatários: Professores dos Grupos 300, 310, 320, 330, 340, e 350 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: A definir

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-108323/20
Área de Formação: A – Área da docência
Custo da ação: sócia(o)s: 35€; não sócia(o)s: 70€
Prazo de inscrição:
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade a sócios)

Objetivos:

Com este curso pretende-se:
1. Compreender o trabalho linguístico que a leitura literária na aula implica.
2. Elaborar propostas de atividades que integrem as competências linguísticas na educação literária.
3. Planear atividades de leitura que conduzam ao desenvolvimento da qualidade dos textos a ler a título coletivo e individual.
4. Aplicar conceitos retóricos e literários na produção textual.
5. Criar situações que estimulem a leitura subjetiva, pessoal e afetiva.
6. Elaborar propostas de atividades interdisciplinares a partir do texto literário.

Conteúdos:

1. O trabalho linguístico na leitura literária
1.1 O desenvolvimento das competências linguísticas no domínio da educação literária
1.2 A partilha de leituras
1.3 Escrever e falar como maneiras de ler
2. Textualidade e leitura literária
2.1 As propriedades que configuram o texto – coesão, coerência e progressão temática
2.2 Narrar, representar e dizer
2.3 O trabalho com diferentes géneros textuais; Retórica
2.4 O literal, o figurativo e o inferencial
3. Os valores cognitivos, afetivos e existenciais do texto literário
3.1 O lugar da subjetividade na leitura. Valores e afetos – conteúdos simbólicos
3.2 Pontes de interdisciplinaridade e contextos significativos de aprendizagem
4. Atividades interdisciplinares focalizadas no texto literário
Os três tópicos acima referidos contribuirão para a construção de atividades interdisciplinares a serem propostas, analisadas e discutidas.
Os textos literários a serem objeto de trabalho serão selecionados de acordo com os documentos de referência para o 3.º CEB.

Metodologias de realização da ação:

A presente ação é realizada em regime de ensino e aprendizagem a distância, através das plataformas Zoom e Moodle e do correio eletrónico. A ação será desenvolvida em ambiente de
classe virtual, termo que se aplica a espaços organizados onde decorrem interações múltiplas entre formadores e formandos, criando-se comunidades de aprendizagem, com partilha de
conhecimento e de experiências, onde todos são incentivados, através das questões colocadas e dos desafios e propostas de atividades, a realizarem aprendizagens significativas.
Será usada a Plataforma Zoom, para 10 horas de trabalho síncrono, e a Plataforma Moodle, bem como o correio eletrónico, para 5 horas de trabalho assíncrono. A plataforma Moodle
permitirá a discussão de dúvidas em Fórum, trabalho oficinal de análise e realização de atividades, produção de comentários a textos, resposta a questionário de avaliação da ação e
elaboração de apreciação crítica individual da ação de formação.

Bibliografia fundamental

Adam, J.-M. (1992). Les textes: types et prototypes. Paris: Éditions Nathan.
Bernardes, J. A. Cardoso e Rui A. Mateus. 2013 Literatura e Ensino do Português. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Coutinho, M. A. (2019). Texto e[m] linguística: Teorias, cruzamentos, aplicações. Lisboa: Colibri
Reis, Carlos (2008). O Conhecimento da Literatura. Coimbra: Almedina (2.ª edição).
Silva, V. Aguiar e (2010). As Humanidades, os Estudos Culturais, o Ensino da Literatura e a Política da Língua Portuguesa. Coimbra: Almedina.