Noticiário APP 02/2021

Noticiário APP 02/2021 [12-01-2021]

 

Estimados/as sócios/as:

A dimensão interdisciplinar do ensino e da aprendizagem continua a ser um dos focos do plano de atividades da APP. Em 2021, Ano Internacional das Frutas e Vegetais, proclamado pela 74.a sessão da Assembleia Geral da ONU, vimos desafiar-vos ao desenvolvimento da dimensão interdisciplinar da disciplina de Português, nos diferentes ciclos de ensino, dando, por exemplo, voz às plantas e à ciência que sobre elas e com elas se constrói.
A quarta estação de “Vendedeira das quatro estações”, de António Manuel Couto Viana, ilustra a transversalidade do português, num poema onde o sabor da fruta de inverno sustenta uma alimentação saudável aos leitores mais jovens, alunos no 1.º CEB, os seus destinatários privilegiados.

 

2_2021

 

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Estão em curso quatro ações de formação da APP: Da Leitura à Escrita: a Emoção das Palavras – 1.º e 2.º CEB; A Música das Palavras: Interdisciplinaridade em Português e Música – 1.º e 2.º CEB; Gramática e ensino do Português – 2.º e3.º CEB e Ensino Secundário; Literatura para que te quero? – Ensino Secundário.

Continuam abertas as inscrições para as ações de formação:
Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 1.º e 2.º ciclos (2.ª edição – novo calendário) – Inscrições aqui.

Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 3.º ciclo e secundário (2.ª edição – novo calendário) – Inscrições aqui.

Ficam disponíveis, a partir de hoje, as inscrições para mais uma ação de formação em parceria com o SEPLEU:
Gramática e Ensino do Português – 2.º e 3.º CEB e E. Secundário – Inscrições aqui.

Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Esta semana, propomos a leitura do texto de Joana Batalha & Ana Luísa Costa “Para um perfil do conhecimento gramatical da geração do milénio“, publicado em novembro de 2020, na Revista da Associação Portuguesa de Linguística. O estudo apresentado é um contributo para a descrição do conhecimento gramatical dos alunos que estão a chegar agora à universidade, mais de uma década após a oficialização do Dicionário Terminológico (DT) (DGE, 2008).
Batalha, J., & Costa, A. L. (2020). Para um perfil do conhecimento gramatical da geração do milénio. Revista Da Associação Portuguesa De Linguística, (7), 37-54. https://doi.org/10.26334/2183-9077/rapln7ano2020a3.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

 
|| Construção de narrativas: da sala de aula para casa. Videotutoria para o 1.º e o 2.º CEB inserida no Projeto Pequeno Grande C, da Fundação Calouste Gulbenkian.

|| Ser moderno é… Modernismo, modernidade e vanguardas. Vídeo self-service para professores e educadores do 3.º CEB e Ensino Secundário.

|| RTP Ensina: Temas > Português > Livros > O Livro do Desassossego: a leitura de João Botelho.
Citação: Fernando Pessoa trabalhou neste livro durante toda a sua vida. Obra inacabada, um projeto sem enredo definido, assinado por Bernardo Soares. “É um semi-heterónimo”, escreveu o poeta na carta de 13 de janeiro de 1935 a Adolfo Casais Monteiro, “porque, não sendo a personalidade minha, é, não diferente da minha, mas uma simples mutilação dela”, e, remata, “sou eu, menos o raciocínio e a afetividade”.

|| Saber Fazer – Colégio Vasco da Gama – Ensino-aprendizagem: presencial, síncrono e assíncrono”. Webinar da Escola Virtual – Ligar @ Educação, sobre avaliação em ambiente digital, recorrendo a rubricas para aferição de desempenho.
13 de janeiro | 17h00-18h00. Inscrições aqui.

 

barra_azul

 

Informações gerais

|| Propomos a visita a dois lugares virtuais divulgados na revista Palavras:
Vídeo da série RTP Ensina sobre Natália Correia, um retrato de uma poeta desassombrada, autora do poema “Queixa das Almas Jovens Censuradas”, que se tornará particularmente célebre na versão cantada por José Mário Branco;
Página da escritora Luísa Costa Gomes, em cuja “casa” se pode ler, sobre as Troianas nas Ruínas do Carmo, a partir da peça Troianas, de Eurípedes, que Luísa Costa Gomes traduziu a partir do original grego da edição crítica de David Kovacs, LOEB, 1999, e da tradução / dramaturgia grego¬inglês de Geor¬ge Theodoridis.
[Seleção de] Aido, João Pedro (2019). “Lugares virtuais”. In Palavras, 54-55, Lisboa: Associação de Professores de Português, pp.104, 107-108.

|| O 22.º Encontro Digital Leya Educação: “Avaliar com Sentido Pedagógico: Fundamentos e Práticas”, com a participação de Domingos Fernandes, tem lugar no dia 14 de janeiro às 17h30.
Clicar aqui para proceceder à inscrição.

|| Divulgamos «arre, arre, arre, arre, arre», uma breve apresentação do trabalho de Salette Tavares, figura incontornável da Poesia Experimental Portuguesa, na Fundação Calouste Gulbenkian.

 

barra_azul

 

Sugestão

Sugerimos a leitura do livro Serei uma plantinha daninha?, divulgado no sítio Lupa Design.
O livro destina-se a um público infantil e conta a história de uma plantinha confusa a crescer na horta junto de outros frutos e legumes.
 

2_2021_2