Noticiário APP 03/2021

Noticiário APP 03/2021 [19-01-2021]

 

Estimados/as sócios/as:

No aniversário de Eugénio de Andrade (19/01/1923-13/06/2005), recordamos dois poemas publicados em Ostinato Rigore, a que juntamos um haiku de Matsuo Bashô (Japão, 1644-1694).

 

EugAndrade19jan21

 

barra_azul

 

Eduardo Lourenço foi o autor do prefácio a Ostinato Rigore. No texto, sob o título “Oiro e Melancolia”, afirma a excecionalidade de Eugénio de Andrade neste livro, “pelo seu culto da brevidade, pela sua poética do instante que a palavra deve recolher na forma mais exata e luminosa” (p.11). Esta opção lírica religou-o “a uma forma poética oriental, aquela que confere ao efémero o supremo fascínio” (p.14).

Articular o conhecimento de composições poéticas com herança literária no mundo ocidental com outras, cujas raízes se encontram na cultura oriental, é também uma forma de pôr em prática a interdisciplinaridade na disciplina de Português.

Aqui fica o convite para ampliarmos a aprendizagem dos nossos alunos, não só sobre conceitos ligados a novas formas poéticas, mas sobre a capacidade de fruírem diferentes manifestações da dimensão estética das palavras e descobrirem valores humanos, culturais e civilizacionais que podem estar presentes no texto literário e são propiciadores do “desenvolvimento de uma ética do género humano, de acordo com uma cidadania inclusiva.” (Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, 2017:6).

 
Centro de Formação – formação a distância

Estão neste momento em curso, seis ações de formação da APP: Da Leitura à Escrita: a Emoção das Palavras – 1.º e 2.º CEB; A Música das Palavras: Interdisciplinaridade em Português e Música – 1.º e 2.º CEB; Gramática e ensino do Português – 2.º e3.º CEB e Ensino Secundário; Literatura para que te quero? – Ensino Secundário; Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 1.º e 2.º ciclos (2.ª edição); Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 3.º CEB e E. Secundário (2.ª edição).

Estão abertas as inscrições, em parceria com o SEPLEU, para a ação de formação:
Gramática e Ensino do Português – 2.º e 3.º CEB e E. Secundário – Inscrições aqui.

Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Propomos a leitura do texto de Fernando Albuquerque Costa “O Currículo e o Digital. Onde está o elo mais fraco?“, publicado em 2007, [Edição em CD-Rom], In P. Dias, C. V. Freitas, B. Silva, A. Osório & A. Ramos (Eds.), Atas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Challenges 2007. Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho. 274-284.

O texto proporciona uma estimulante leitura, num tempo de constrangimentos trazidos pela pandemia, quando os recursos digitais se tornam indispensáveis no ensino misto e a distância.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

|| Desafio da APP sobre a língua portuguesa, para o 2.º e 3.º CEB, publicado no Tag.jn.pt/sabe bem: Quando usas a vírgula?

|| Sequência didática sobre Leitura (6.º e 7.º anos EB): Os textos ao redor do livro.
In Texto, gramática e ensino do Português (e-book)

|| Histórias em Português: clube de contadores de histórias que têm vindo a reunir uma vasta coleção de contos e textos de reflexão para ler e para ouvir e que encontram nos alunos do ensino básico os destinatários privilegiados. Visitar o blogue aqui.

|| RTP Ensina: Temas > Português > Literatura > Ensino Secundário> Jorge de Sena, o escritor que nos desafia a pensar.
Citação: Dos estudos produzidos sobre Camões ficou-lhe, talvez, o tom mais clássico. De Pessoa, diz-nos Fernando J.B. Martinho, a dialética do sentir-pensar. A poesia seniana desafia-nos tanto no seu testemunho mais sensível como na sua leitura sagaz e firme do mundo, resultado de uma “presença forte que nos põe a pensar”, sublinha o investigador. Outra linha a ter em conta na sua poética é o “mal-estar dele com o mundo e com a pátria.”

 

barra_azul

 

Informações gerais

|| O Clube Juvenil de Poesia é uma iniciativa da Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos (Amadora) dirigida aos jovens, entre os 13 e os 19 anos, que tem como objetivos desenvolver o interesse pela poesia, contribuir para a sua divulgação e incentivar a sua leitura e criação. O projeto decorrerá ao longo de dez sessões, até 16 de abril de 2021. A próxima sessão terá lugar no dia 22 de janeiro de 2021, das 18h30 às 19h10 e dedicar-se-á à análise da obra Primeiros poemas: as mãos e os frutos; os amantes sem dinheiro, de Eugénio de Andrade. A informação completa e a ficha de inscrição encontram-se neste endereço.

|| 5as com Livros – Comunidade de Leitores, ligada à Biblioteca Municipal de Torres Vedras, dedicar-se-á à obra Máquinas como eu, de Ian McEwan, no próximo dia 23, das 16:00 às 18:00. A sessão, online através da plataforma Zoom, é gratuita, mas necessita de inscrição prévia. Mais informações aqui.

|| A Biblioteca Fantasma é um acervo de livros digitais da editora Imaginauta que disponibiliza ficção especulativa (termo que inclui géneros como fantasia, ficção científica, terror e weird) na área do conto escrita em português. Pode aceder-se à coleção completa aqui.

|| Convidamos à leitura do número 7 da Revista da Associação Portuguesa de Linguística, que pode ser consultada nesta ligação.

|| Divulgamos o espetáculo As três irmãs, de Tchékhov, em cena no Porto, no TNSJ, e, de 16 a 22 de janeiro de 2021, transmitido pela Internet. Adquirir bilhetes e consultar o programa completo aqui.

 

barra_azul

 

Sugestão

Sugerimos a consulta das atividades interdisciplinares com Música e Português em torno do poema O Inverno, de Eugénio de Andrade, no sítio Cantar mais.

Estas atividades têm como destinatários principais os alunos dos 1.º e 2.º CEB.