Noticiário APP 04/2021 [26-01-2021]
Estimados/as sócios/as:
Nesta primeira semana de interrupção das atividades letivas e não letivas, “com vista a procurar inverter o crescimento acelerado da pandemia” (Decreto-Lei n.º 8-B/2021 de 22 de janeiro), divulgamos um glossário temático centrado no léxico da doença COVID-19.
O Glossário COVID-19, Paredes tem vindo a ser desenvolvido por alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, desde setembro de 2020, no Agrupamento de Escolas de Paredes. Este trabalho integra um projeto de investigação-ação que resulta de uma parceria daquele AE com a APP, tendo em vista a gestão de uma plataforma de boas práticas educativas e inclusivas conducentes ao sucesso educativo.
Deixamos o convite para a consulta de alguns termos e dados selecionados neste glossário alojado na Plataforma Moodle da APP, na expectativa de podermos divulgar e apoiar iniciativas paralelas.
.Glossário COVID-19, Paredes
.Exemplos de termos iniciados pela letra D
.Participação dos alunos dos 4 anos de escolaridade do AE Paredes
O modelo de glossário temático aqui apresentado pode ser replicado com diferentes temas no contexto da integração curricular.
Centro de Formação – formação a distância
Estão neste momento em curso cinco ações de formação da APP: Da Leitura à Escrita: a Emoção das Palavras – 1.º e 2.º CEB; A Música das Palavras: Interdisciplinaridade em Português e Música – 1.º e 2.º CEB; Literatura para que te quero? – Ensino Secundário; Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 1.º e 2.º ciclos (2.ª edição); Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 3.º CEB e E. Secundário (2.ª edição).
Já com inscrições fechadas, terá o seu início no dia 9 de fevereiro, a ação de formação Gramática e Ensino do Português – 2.º e 3.º CEB e E. Secundário em parceria com o SEPLEU.
Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.
Nas palavras dos sócios da APP
Esta semana, propomos a audição da entrevista a Margarita Correia sobre “‘Linguagem Inclusiva’“, divulgada no dia 13-12-2020, no Programa Páginas de Português.
Na mesma edição deste programa, Carla Marques apresenta o apontamento “Fulgurações do nosso idioma”, sobre as palavras “túnel” e “luz”, a partir das metáforas do “túnel” e de “luz ao fundo do túnel” (17´ 24” a 19′ 45”).
Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação
|| O Glossário interdisciplinar, que aqui aqui apresentamos, tem sido construído em sala de aula por alunos dos 2.º e 3.º CEB, em resultado de uma parceria do Agrupamento de Escolas de Paredes com a APP. O trabalho sobre glossários integra um projeto de investigação-ação que teve início no ano letivo de 2018-2019 neste agrupamento de escolas. Deste projeto faz parte o glossário temático sobre o vocabulário da doença Covid-19, apresentado na entrada deste Noticiário.
Informações gerais
|| Propomos Heróides – “clube do livro feminista que decorre durante o ano de 2021 e desafia a leitura de 12 livros em 12 meses. As inscrições para cada sessão abrem no dia 1 de cada mês. A participação é gratuita e todas as sessões têm interpretação em Língua Gestual Portuguesa. Os encontros acontecem no último sábado de cada mês, via Zoom”. A próxima sessão terá lugar no dia 30 de janeiro.
Calendário, inscrições e informações: www.cassandra.pt/heroides.
|| “Todos Pró Sofá” é uma atividade semanal em linha (todas as quintas-feiras) dirigida à comunidade pela Biblioteca Municipal de Alcobaça. Inclui pequenos vídeos de sugestões de livros e filmes pertencentes ao espólio da Biblioteca disponíveis para empréstimo e em que são abordadas várias temáticas, dando a conhecer ao público a riqueza literária e cinematográfica da BMA.
Em https://www.facebook.com/BibliotecaMunicipaldeAlcobaca
Datas do mês de fevereiro: 4; 11; 18; 25.
|| Formação Leya: 23.º Encontro Digital “Autonomia e Flexibilidade Curricular & interdisciplinaridade e DAC”, por Nádia Ferreira.
28 de janeiro | 5.ª feira
Inscrição: https://www.leyaeducacao.com/c_Eventos/?t=4.
Sugestão
Sugerimos a “visita” e exploração do Real Gabinete Português de Leitura, considerado uma das mais belas bibliotecas do mundo. Entrar aqui.