Noticiário APP 05/2021

Noticiário APP 05/2021 [02-02-2021]

 

Estimadas/os sócias/os:

Na sequência da divulgação de um Glossário temático no último Noticiário, nesta segunda semana de suspensão das atividades letivas e não letivas, centramo-nos no termo “dramático” e na sua figuração teatral. Fica disponível a consulta deste termo a partir da página 1405 do Tomo II do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Temas e Debates, 2001) e o desafio para o teatro.

 

5_2021

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Estão neste momento em curso quatro ações de formação da APP: Da Leitura à Escrita: a Emoção das Palavras – 1.º e 2.º CEB; A Música das Palavras: Interdisciplinaridade em Português e Música – 1.º e 2.º CEB; Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 1.º e 2.º ciclos (2.ª edição); Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 3.º CEB e E. Secundário (2.ª edição).

Brevemente serão abertas as inscrições para uma nova edição da ação de formação Gramática e Ensino do Português – 2.º e 3.º CEB e E. Secundário também em parceria com o SEPLEU.
Esta nova edição irá decorrer entre os meses de abril e maio.

Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Propomos a leitura do n.º 9 da Série “Temas” da Coleção “Cadernos do LEIP”, intitulado Transversalidades X: desenvolvimento da argumentação, sobre um trabalho de estágio de pós-doutoramento, que decorreu entre 1 de setembro de 2019 e 30 de junho de 2020 e em que participou Cristina Manuela Sá.

A pesquisa apresentada aborda os avanços dos estudos retóricos, sem descurar as orientações da retórica clássica, e procede a uma análise de livros didáticos brasileiros/manuais escolares portugueses do Ensino Secundário, tendo em conta a transposição didática desses estudos e orientações no trabalho escolar sobre texto argumentativo.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

|| Desafio da APP sobre a língua portuguesa, para os 2.º e 3.º CEB, publicado no Tag.jn.pt/sabe bem: Como distingues o sentido das palavras?

|| RTP Ensina: Temas > Português > Literatura > 3.º CEB > Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.

|| RTP Ensina: Temas > Português > Literatura > Ensino Secundário >Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente.

|| RTP Ensina: Temas > Português > 2.º e 3.º CEB e E Secundário > “Parte uma perna” é tradição do teatro.

 

barra_azul

 

Informações gerais

||Até 5 de fevereiro, o Teatro Nacional de S. João desafia as crianças a responderem à questão “Pode um som mentir sobre a sua origem?”, com a representação em sala virtual de Sons Misteriosos.
A informação completa e o acesso à compra de bilhete (2€) encontram-se neste endereço.

|| A iniciativa À Barca do Teatro do Bolhão, criou o espaço À Barca Virtual destinado aos alunos, às suas famílias e aos professores, com diversas atividades, desafios e partilha de ferramentas a partir das práticas teatrais.

|| A 12 de fevereiro, às 18h, o Teatro Viriato transmite online e em acesso livre A revolta dos animais, um vídeo-espetáculo, em formato “cadavre-exquis”, do K Cena – Projeto Lusófono de Teatro Jovem.
A informação completa encontra-se aqui.

|| Até 12 de fevereiro, haverá leituras de poesia portuguesa pelos Artistas Unidos, fruto de uma parceria do grupo de teatro com a Fundação D. Luís I e a Câmara Municipal de Cascais.
Mais informação aqui.

|| Até 12 de fevereiro e no âmbito da iniciativa D. Maria II em Casa, o espetáculo Carta, de Mónica Calle, poderá ser visto a partir de casa.
Os bilhetes têm o valor de 3€.

|| Em fevereiro, o LU.CA, Teatro Luís de Camões, realiza várias iniciativas virtuais: cinema, teatro – Carta rejeitada e Dicionário – poemas para estes dias, leituras encenadas e uma visita ao espaço agora fechado.

 

5_1_2021

barra_azul

 

Sugestão

Sugerimos a leitura da carta aberta de Maria do Céu Guerra “ Proposta para que o teatro não desapareça do coração e da memória dos jovens“, no Facebook do Teatro A Barraca.

 

5_2_2021