Noticiário APP 07/2021

Noticiário APP 07/2021 [23-02-2021]

 

Estimadas/os sócias/os:

As ações de formação sobre ensino do Português Língua Não Materna (PLNM) e Português Língua Estrangeira (PLE) são uma das ofertas formativas do Centro de Fromação da APP – Professora Maria Helena Mira Mateus. Em diferentes secções deste Noticiário, divulgamos alguns recursos didáticos disponiblizados e realizados, no âmbito das ações de formação Desafios de PLE de Iniciação para Falantes de Chinês (1.º e 2.º CEB e 3.º CEB e E.Secundário) cuja 2.ª edição terminou no passado dia 13 de fevereiro.

 

7_2021

 

 

barra_azul

 

Damos destaque à apresentação do glossário temático COVID-19 por Laura Guimarães, professora do Agrupamento de Escolas de Paredes, no Programa Páginas de Português, do dia 22-02-2021, (2´a 9′). No Noticiário APP 04/2021  divulgámos este glossário, construído no presente ano letivo por alunos do 5.º ao 9.º ano de escolaridade do AE de Paredes, que integra o projeto de investigação-ação “Glossário interdisciplinar”, desenvolvido em parceria com a APP. No mesmo programa Páginas de Português, Margarita Correia, consultora do projeto, explica, na sua crónica, as distinções entre os termos Glossário, Dicionário e Vocabulário. (17′ 05” a 25′ 26”).

 

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Estão neste momento em curso cinco ações de formação da APP: Da Leitura à Escrita: a Emoção das Palavras – 1.º e 2.º CEB; A Música das Palavras: Interdisciplinaridade em Português e Música – 1.º e 2.º CEB; Literatura para que te quero? – Módulo para o 3.º Ciclo do Ensino Básico, em parceria com o CFAEBN; Gramática e Ensino do Português 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário e O melhor do mundo são as palavras? Oficina de Escrita (criativa), ambas em parceria com o SEPLEU.
Brevemente serão abertas as inscrições para as novas edição das ações de formação Literatura para que te quero? – Módulo para o 3.º Ciclo do Ensino Básico; Gramática e ensino do Português – 1.º CEB e Gramática e Ensino do Português – 2.º e 3.º CEB e E. Secundário.
Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Propomos a leitura do texto de Ana Paula Dias “Ensino e aprendizagem intercultural de línguas estrangeiras: da teoria à sala de aula“, publicado em 2016, In Sá, Rubens Lacerda de. (Org.) Português para falantes de outras línguas: interculturalidade, inclusão social e políticas linguísticas. Coleção ECAL: Estudos Críticos e Avançados da Linguagem – Volume 1. Campinas, SP: Pontes Editores, pp. 13-32.

O texto perspetiva a aprendizagem das linguas estrangeiras, enquanto aprendizagem de matéria intercultural. Aprender uma nova língua envolve “mais do que a mera aquisição de competência linguística e comunicativa nessa língua. Implica também um aumento da familiaridade dos alunos com o fundo cultural da língua e uma expansão da sua consciência cultural e da sua competência intercultural.” (p. 14).
barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

|| Desafios do PLE para falantes de chinês: recursos e trabalhos realizados.

. Breve Vocabulário Covid – 19.
. Catálogo de canções literárias, extraídas de Leite, Joana Mafalda Pires (2019), Potencialidades didáticas do recurso a canções “literárias” para o ensino-aprendizagem de Português Língua Não Materna, Universidade do Minho, tese de Mestrado. [Recolha de Josefina Mourão].
. Justina Coutinho (2021). Vídeo “A minha casa“, para alunos de PLE.
. Carla Alves (2021). Breve guia para professores de alunos chineses.

7_2_2021

 

barra_azul

 

Informações gerais

||O Instituto Camões disponibiliza, em ‘Recursos Didáticos’, “ Fichas Práticas“: uma secção “dirigida aos professores de Português Língua Estrangeira (PLE)” que inclui propostas de atividades pedagógicas “a realizar, de modo flexível, em sala de aula”.

|| O Zigzagplay lança o desafio Brincar a sério com as palavras, ou de como a escrita pode ser divertida.

|| A 2 de março, o LU.CA , Teatro Luís de Camões, realiza na sala Zoom a conferência internacional “Crítica de artes performativas e os espetáculos para crianças e jovens”. A participação é gratuita, mediante inscrição até 26 de fevereiro para o email: bilheteira@lucateatroluisdecamoes.pt . As intervenções serão feitas em inglês. Posteriormente, será partilhada a gravação legendada em português.
Mais informações aqui .

|| De 25 de fevereiro (18:00) a 4 de abril, a triplic’ARTE realiza uma formação intensiva em 4 módulos, com a duração de 16 horas, sobre: História & Conceito de Poetry Slam; Escrita Criativa para Poetry Slam; Interpretação de Texto e Oralidade; Competição, Relação com o Público e Comunicação Corporal.
Contacto para pedidos de informação e inscrições: triplicarte@gmail.com.

|| Entre fevereiro e maio de 2021, a EC.ON – Escola de escritas na 18ª edição das Sessões Ícone, coloca em diálogo com os leitores para conversas sobre livros e literatura, autores em direto de Moçambique, Angola e Brasil.
Inscrições abertas.

|| O canal YouTube da FLUP – Faculdade de Letras da Universidade do Porto – divulga seis testemunhos em vídeo sobre o tema “Eu sou PLE“.

 

barra_azul

 

Sugestão

Sugerimos a audição do programa “ Língua de Todos | 27 novembro 2020“com Ana Sousa Martins, professora de Português Língua Não Materna, numa conversa sobre «Como abordar a leitura extensiva».