Noticiário APP 09/2021

Noticiário APP 09/2021 [09-03-2021]

 

Estimadas/os sócias/os:
Estamos a preparar o 14.º Encontro Nacional da APP subordinado ao tema Português: avaliação na aprendizagem. Este ano, o encontro será realizado nos dias 9 e 10 de julho de 2021 em Chaves, no auditório do Centro Cultural [1]. Aqui fica o convite à vossa participação e a informação para a submissão de resumos de comunicações.

 

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[1] Caso a situação de pandemia o não permita, a realização de conferências e comunicações a distância será a situação adotada para a prossecução dos objetivos do encontro.

Apresentação

O papel da avaliação, particularmente importante no paradigma educativo em que nos encontramos, de flexibilidade curricular, convida-nos à partilha de práticas e a uma reflexão centrada na aprendizagem dos alunos, que se tem tornado uma problemática emergente no contexto da operacionalização das Aprendizagens essenciais de Português, em articulação com as competências do Perfil dos alunos e da aplicação dos decretos-lei 54/2018 e 55/2018.
Os fundamentos pedagógicos e didáticos da flexibilidade curricular e a procura dos princípios e do modelo de avaliação dos alunos, em conformidade com as áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, são propiciadores de uma abordagem aprofundada do tema da avaliação na aprendizagem do Português.
Esta 14.ª edição do ENAPP é uma oportunidade para professores, investigadores e especialistas proporem e discutirem caminhos e soluções didáticas sobre o papel da avaliação na melhoria das aprendizagens em Português, nos ensinos básico e secundário, particularmente, num tempo de excecionalidade da vida escolar, criada pela situação pandémica que se vive desde março de 2020.
É nossa intenção, através dos quatro subtemas que elegemos e se apresentam a seguir, continuar a promover o aprofundamento da reflexão conjunta sobre as questões da avaliação na disciplina de Português, que a todos os professores dizem respeito, no sentido de ser melhorada a qualidade do ensino e da aprendizagem e de forma a serem alcançadas as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Subtemas do encontro:
1) Avaliação de conhecimentos, capacidades e atitudes nos vários domínios do Português;
2) Educação inclusiva vs avaliação inclusiva;
3) Aprender mais e melhor: o estado da arte das ciências cognitivas;
4) Modalidades e instrumentos de avaliação.
Creditação: A ação aguarda acreditação (15 horas) pelo CCPFC, na área científico-didática da Língua Portuguesa.
Submissão de resumos
• Os resumos deverão conter de 3000 a 5000 caracteres incluindo espaços. O texto deve sintetizar o conteúdo da comunicação. Se o trabalho a apresentar for empírico, deve conter a contextualização da temática, problema de investigação e pertinência do estudo, objetivos, síntese da metodologia adotada e dos principais resultados. Caso se trate da descrição de um projeto, a estrutura deve ser clara e seguir uma linha orientadora, considerando a contextualização da temática, objetivo, explicitação clara dos procedimentos do projeto e principais reflexões.
Palavras-chave: de 3 a 5 palavras separadas por ponto e vírgula (;)
Referências bibliográficas: No mínimo, três referências bibliográficas, de acordo com as normas APA 7.ª edição. Consultar exemplos de formatação.
Endereço de correio eletrónico para o envio de resumos: aprofport@app.pt
Título da mensagem: «14.º ENAPP – submissão de resumo».
Prazos:
o Envio de resumos: 30 de abril de 2021
o Avaliação das propostas pela Comissão Científica do encontro: 31 de maio de 2021.
o Envio de artigos resultantes das comunicações para o n.º 5 da Palavras – revista em linha, a publicar na primavera de 2022: 30 de setembro de 2021.
o Avaliação dos artigos pela Comissão Científica: 31 de dezembro de 2021.
o Envio da versão final dos artigos para publicação: 31 de janeiro de 2022.

Comissão Científica do 14.º ENAPP

• Ana Luísa Costa (Instituto Politécnico de Setúbal)
• Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho)
• Fernando Albuquerque Costa (Universidade de Lisboa)
• Isabel Margarida Duarte (Universidade do Porto)
• José António Costa (Instituto Politécnico do Porto)
• Margarita Correia (Universidade de Lisboa)
• Maria Antónia Coutinho (Universidade Nova de Lisboa)
• Otília de Sousa (Instituto Politécnico de Lisboa)
• Paula Cristina Ferreira (Instituto Politécnico de Leiria)
• Paulo Osório (Universidade da Beira Interior)
• Sónia Valente Rodrigues (Universidade do Porto)
Comissão Organizadora do 14.º ENAPP

•Carla Silva
• Dária Santos
• Filomena Viegas
• João Pedro Aido
• Luís Filipe Redes
• Maria Vitória de Sousa
• Teresa Monteiro

A informação sobre o 14.º ENAPP será regularmente atualizada aqui.

 

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Centro de Formação – formação a distância

Estão neste momento em curso cinco ações de formação da APP: Da Leitura à Escrita: a Emoção das Palavras – 1.º e 2.º CEB; Gramática e Ensino do Português 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário e O melhor do mundo são as palavras? Oficina de Escrita (criativa), ambas em parceria com o SEPLEU; O melhor do mundo são as palavras? Oficina de Escrita (criativa), em parceria com o Leirimar e Literatura para que te quero? – Módulo para o Ensino Secundário , em parceria com o CFAEBN.

 

Estão abertas as inscrições para a nova edição da ação de formação Literatura para que te quero? – Módulo para o 3.º Ciclo do Ensino Básico.

 

Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.