Noticiário APP 10/2021 [16-03-2021]
Estimadas/os sócias/os:
Neste Noticiário, preparamos a festa do Dia Mundial da Poesia e da Árvore, a 21 de março, junto ao equinócio da primavera de 2021.
Em diferentes secções, divulgamos recursos didáticos, desafios e propostas para experiências de poesia, que podem ser utlizados em Português e em trabalho interdisciplinar.
Mésseder, João Pedro (texto), Horácio Tomé Marques (ilustração) (2009). Guardador de árvores. Porto: Edições Trampolim, pp. 8-9.
A questão “Serão Os Maias de Eça de Queirós (1888) um romance racista?” apresentada por uma doutoranda numa palestra da Universidade de Massachusetts Dartmouth, nos EUA, levou a Agência Lusa e o Observador a pedirem os comentários da APP.
Luís Filipe Redes comentou a questão e participou numa entrevista. A informação completa encontra-se na secção Textos para reflexão, do sítio da APP, e pode ser consultada aqui.
A direção da APP, representada por Ilídia Ferreira, participa no júri do concurso Escrever é Viver, a ser lançado brevemente para estudantes do 3.º CEB, pelo Instituto Multimédia do Porto. O concurso visa mobilizar os jovens para a produção de pequenos textos relacionados com o quotidiano em tempos de pandemia.
Consultar o Regulamento do concurso na presente ligação
Centro de Formação – formação a distância
Estão neste momento em curso cinco ações de formação da APP: Da Leitura à Escrita: a Emoção das Palavras – 1.º e 2.º CEB; Gramática e Ensino do Português 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário e O melhor do mundo são as palavras? Oficina de Escrita (criativa), ambas em parceria com o SEPLEU; O melhor do mundo são as palavras? Oficina de Escrita (criativa), em parceria com o Leirimar e Literatura para que te quero? – Módulo para o Ensino Secundário, em parceria com o CFAEBN.
Estão abertas as inscrições para a nova edição da ação de formação Literatura para que te quero? – Módulo para o 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.
Nas palavras dos sócios da APP
Sugerimos a exploração do texto “ Escrever a partir de poesia”, extraído do livro Muitas ideias, um mar de palavras: propostas para o ensino da escrita, de Maria Vitória de Sousa, num trabalho em co-autoria publicado em 2010 pela Fundação Calouste Gulbenkian (pp.157 a 173).
Este texto apresenta um conjunto de propostas destinadas aos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico, para criação de contextos e condições que levem a criança a encontrar ‘formas excecionais de comunicar’; “levá-la a escrever à maneira dos poetas é uma tarefa estimulante para o professor e, sem dúvida, lucrativa para a criança”.
Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação
|| Poemas-colagem, uma proposta para a aula de Português de 3.º CEB.
|| Experiências de “Poesia do apagamento”para os 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário.
|| Alguns poemas-colagem de Rui Pires Cabral, uma fonte para ensaiar a transversalidade de temas nos 2.º e 3.º CEB e no Ensino Secundário.
Informações gerais
|| Está aberto o procedimento concursal simplificado para professores de 1.º, 2.º 3.º ciclos do E. Básico e do E. Secundário – Coordenação de Ensino África do Sul, Namíbia, Eswatini e Zimbabué. Informação completa neste endereço.
|| Divulgamos a chamada de artigos para a revista Linguagem e Ensino. As informações encontram-se nesta ligação.
|| O Grupo Gramática & Texto do CLUNL convida à submissão de resumos para a GRATO 2021 – 7.ª Conferência Internacional em Gramática & Texto que será realizada em linha, nos dias 18, 19 e 20 de novembro de 2021.
Informação completa aqui.
|| Convidamos à participação na Maratona de leitura em Português, dedicada às Escritoras de Língua Portuguesa, a realizar no dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa. A organização é do Centro de Língua Portuguesa do Camões, IP na Universidade da Extremadura (Cáceres). Para participar basta gravar um vídeo com a leitura e enviar para o CLP/C.
Explicação completa aqui.
|| A Entreler é uma revista digital de acesso livre e gratuito, com periodicidade anual, que tem como objetivo divulgar estudos e reflexões sobre a leitura, a escrita e a literacia, em todas as faixas etárias e nas suas múltiplas dimensões (educativa, literária, social, antropológica,…) e contextos (formal, informal e não formal), bem como projetos e atividades de promoção da leitura e formação de leitores. Dirige-se a mediadores, docentes, formadores, investigadores, bibliotecários, técnicos e a todos os que partilham o interesse pela leitura, pela escrita e pelas literacias. O número 0, de outubro 2020, está disponível aqui
|| Divulgamos o projeto Biblioteca Infinita, uma formação organizada pela Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino em parceria com a Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras (AUTITV). Tem o objetivo de fomentar a leitura e a escrita e estimular a troca de experiências e saberes entre a população. Atividade gratuita, realizada a distância.
Mais informações e inscrições: 261 320 738 | fabricadashistorias@cm-tvedras.pt.
Sugestão
Sugerimos a ilustração das restantes árvores do poema “Passeio”, com a identificação em latim da espécie a que cada uma pertence.