Noticiário APP 12/2021 [06-04-2021]
Estimadas/os sócias/os:
Lembramos que a submissão de resumos para o 14.º Encontro Nacional da APPpoderá ser feita até dia 30 de abril de 2021 [1].
Está confirmada a participação dos convidados para o painel Educação inclusiva vs avaliação inclusiva
• Carina Lobato Faria (Psicologia Clínica e da Saúde),
• Dulce Gonçalves (Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa),
• Fernando Albuquerque Costa (Instituto de Educação, Universidade de Lisboa)
A informação sobre o 14.º ENAPP é regularmente atualizada aqui.
[1] Caso a situação de pandemia o não permita, a realização de conferências e comunicações a distância será a situação adotada para a prossecução dos objetivos do encontro.
Centro de Formação – formação a distância
Estão neste momento em curso quatro ações de formação da APP: Gramática e Ensino do Português 2.º e 3.º CEB e Ensino Secundário e O melhor do mundo são as palavras? Oficina de Escrita (criativa), ambas em parceria com o SEPLEU; O melhor do mundo são as palavras? Oficina de Escrita (criativa), em parceria com o Leirimar e Literatura para que te quero? – Módulo para o Ensino Secundário, em parceria com o CFAEBN.
Estão abertas as inscrições para a nova edição da ação de formação Literatura para que te quero? – Módulo para o 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.
Nas palavras dos sócios da APP
Sugerimos a leitura do texto “ Em busca da(s) Ilha(s) dos Amores”, de Paula Cristina Ferreira, publicado nas Atas do III Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento, 10-22. Leiria, Portugal: OIKOS – Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria, 2018.
Neste texto, a autora pretende “revelar que a Educação Ambiental, na disciplina de Português e na de Cidadania e Desenvolvimento, poderá ser explorada através da leitura de obras literárias.” O episódio da Ilha dos Amores d’Os Lusíadas, de Luís de Camões, ilustra uma das obras a selecionar com esse propósito.
Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação
|| Desafios da APP sobre a língua portuguesa, para o 2.º e 3.º CEB, publicados no Tag.jn.pt/sabe bem; (i) Quando usas a vírgula?; (ii) Aumenta o teu vocabulário!
|| O projeto #ESTUDOEMCASA continua a oferecer recursos e ferramentas a alunos e professores do Ensino Básico.
► Divulgamos dois blocos de Hora da Leitura com temas comuns para desenvolver a Educação Literária: Isto ou aquilo?; Quem tem razão?; Das palavras antónimas aos versos absurdos.
► ► É ou Não É?| Aula 6| 30 min| 25 Mai. 2020 | 1.º e 2.º anos
Atividade complementar: Real… mente
► ► O país das pessoas de pernas para o ar, de Manuel António Pina|Aula 12| 27 min| 18 Jan. 2021 | 1.º ao 4.º ano
(1) Atividade complementar, (2) Poema “Tudo de pernas para o ar”, de Luísa Ducla Soares, musicado no Projeto Cantar mais, da Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM).
Informações gerais
|| A Salinha Online do Teatro Nacional D. Maria II dispõe de uma programação com mais de 20 historias infantis, realizadas por diversos artistas a partir das suas próprias casas.
O acesso é gratuito.
Entrar neste endereço.
|| Está disponível a programação de abril a junho de 2021 da Fundação Calouste Gulbenkian destinada a Escolas e Professores.
A informação completa e o documento para descarregar encontram-se aqui.
|| O MILAGE APRENDER+ lança um micro MOOC (gratuito) totalmente assíncrono e vários cursos acreditados para os diferentes grupos de recrutamento.
Inscrições até 12 de Abril 2021. Informação completa no Facebook do Projeto.
|| No dia 19 de abril de 2021, às 21h00, tem lugar a transmissão direta de uma tertúlia de Café dos Poetas, em torno de O Sentimento de um Ocidental, de Cesário Verde.
|| No dia 22 de abril de 2021, às 17h30, o Conselho Nacional de Educação (CNE) organiza o Webinar “Perspetivar o 1.º ciclo em tempo de pós-pandemia”, como objetivo de promover o diálogo sobre as vias de organização e de redefinição necessárias, que integrem o que se aprendeu no contexto da pandemia.
A consulta da informação completa pode ser feita neste endereço.
|| Estudante de Psicologia do 2.º ano de mestrado no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, solicita a colaboração de professores que lecionam ou tenham lecionado a disciplina Cidadania e Desenvolvimento no 3.º CEB e no E. Secundário, no preenchimento do questionário que se encontra nesta ligação.
Sugestão
Sugerimos a ação de curta formação (5 horas) sobre a Canção de Intervenção, organizada pelo LU.CA , Teatro Luís de Camões, nos dias 20 e 21 de abril e nos dias 23 e 24 de abril, das 17h30 às 20h. Nesta ação, Gimba apresenta uma proposta de viagem ao mundo da canção contemporânea do 25 de Abril de 1974. Inscrições até dia 19 de abril.
A ACD foi projetada em parceria com a Associação de Professores de Português (APP) e a Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) e certifica os professores dos grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350, 250, 610 e M28.
Consultar a informação sobre as inscrições e a programação completa do LU.CA nesta ligação.