Noticiário APP 19/2021

Noticiário APP 19/2021 [25-05-2021]

 

Estimadas/os sócias/os:

O número 56-57 da revista Palavras, reservado a sócios, está disponível para leitura no sítio da APP, no seguinte endereço:Palavras (versão digital).

 

19_2021

 

À semelhança do que já aconteceu com o número 54-55 da Palavras e com os três números da Palavras-revista em linha, antes de esta revista se encontrar em livre acesso, para ler e consultar é necessário nome de utilizador e senha. Agradecemos que os sócios que ainda não solicitaram estes dados de acesso enviem o pedido a luis.redes@app.pt.

 
barra_azul
 

A direção da APP, representada por Ilídia Ferreira, participou no júri do concurso Escrever é Viver, lançado para estudantes do 3.º CEB, pelo Instituto Multimédia do Porto. O concurso teve o objetivo de mobilizar os jovens para a produção de pequenos textos relacionados com o quotidiano em tempos de pandemia.
O Regulamento foi disponibilizado na presente ligação.
No dia 18 de maio de 2021, o júri reuniu-se, através da plataforma eletrónica Meet, tendo deliberado, por unanimidade, a atribuição de três prémios (1.º, 2.º e 3.º lugar) e ainda duas menções honrosas, conforme a lista seguinte:
1.º lugar — Matilde Santos — “Um dia sem fim”
2.º lugar — Sofia Silva Rocha — “Leonardo de Pantufas”
3.º lugar — Cátia Oliveira — “O meu avô”
Menções Honrosas (sem ordem):
— Margarida Cruz — “Asfixia do Pensamento — Grito de Liberdade”
— Martim Nogueira — “Sobreviver em Tempos de Pandemia”

 
barra_azul
 
Nas palavras dos sócios da APP
 
Esta semana, propomos a leitura do capítulo “Ensino e aprendizagem intercultural de Línguas estrangeiras: da teoria à sala de aula“, de Ana Paula Dias, extraído de Rubens Lacerda de. (Org.) (2016). Português para falantes de outras línguas: interculturalidade, inclusão social e políticas linguísticas. Coleção ECAL: Estudos Críticos e Avançados da Linguagem – Volume 1. Campinas, SP: Pontes Editores, pp.13-32.

Neste texto, a autora aborda de modo aprofundado o novo modelo de aprendizagem intercultural das línguas estrangeiras que tem como principal objetivo “produzir falantes de língua munidos com competências explícitas para compreender semelhanças e diferenças entre a sua própria cultura, a cultura da língua-alvo e outras culturas em geral” (p.13).

 
barra_azul
 
Acesso a recursos digitais, destinados a professores, alunos e encarregados de educação

|| Mediação – Atividades em torno da escrita, da leitura, da atenção e da metacognição

No âmbito do projeto RE-WORD-IT e a convite do PNL2027, Margarida Fonseca Santos e Isabel Peixeiro partilham três vídeos, procurando estimular a motivação intrínseca, promover a autonomia e ajudar cada indivíduo a aprender melhor: 1 – Atenção e Memória na Leitura; 2 – Audição Interior e Memória; 3 – Metacognição || 1.º e 2.º CEB.

 
barra_azul
 
Informações gerais

|| Divulgamos o nº 57 do Boletim Noesis – Notícias da Educação, de maio de 2021, neste endereço.

|| Até 5 de junho de 2021, realiza-se o ciclo de teatro para a infância no teatro estúdio Ildefonso Valério, em Alverca do Ribatejo, pelo Cegada Grupo de Teatro.
Consultar a programação nesta ligação.

|| Até 6 de junho de 2021 decorre a 1.ª fase de Candidaturas a Doutoramento em Educação, no Instituto de Educação.
Consultar a informação completa aqui.

|| Divulgamos neste endereço a Newsletter n.º 3 do MILAGE APRENDER + dedicada aos prémios de 2021 deste projeto da Universidade do Algarve, que conta com a parceria da APP.

|| Até junho de 2021, estão abertas inscrições para a visita orientada presencial Olhar, ver, interpretar, na F. C. Gulbenkian, dirigida a escolas e a grupos dos 12 aos 15 anos.
Para consultar a informação, seguir Clube das histórias.

|| A 16, 17 e 18 de junho de 2021 realiza-se a distância o III Simpósio Internacional sobre o Ensino de Português como Língua Adicional.
A informação completa encontra-se aqui.

|| De 2 a 25 de julho de 2021 decorre o 38.º Festival de Almada, no ano do cinquentenário da Companhia de Teatro de Almada.
Consultar a programação nesta ligação.

 

barra_azul

 

Sugestão

Sugerimos a participação na ação de curta duração (ACD) To be Shakespeare or not to be Shakespeare – that’s the question… / Ser Shakespeare ou não ser Shakespeare – eis a questão…Neste trabalho realizado no LU.CA, Teatro Luís de Camões, parceiro da APP no âmbito da formação de professores, perspetiva-se o teatro como expressão interdisciplinar de novas abordagens do cânone literário.

A ação é orientada por Cláudia Jardim e Diogo Bento, do Teatro Praga, dois dos artistas responsáveis pela criação dos espetáculos Hamlet Sou Eu (2007), Romeu e Julieta (2017) e Macbad (2021).
A ACD tem a duração de 5 horas e encontra-se em processo de certificação pelo Centro de Formação da APP Professora Maria Helena Mira Mateus, com creditação para os professores dos Grupos de recrutamento 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340, 350.

 

19_2_2021

 
barra_azul

 

Os Noticiários APP podem ser visualizados na seguinte hiperligação.