Noticiário APP 20/2020

Noticiário APP 20/2020 [03-06-2020]

Estimados/as sócios/as:

No passado dia 29 de maio, a APP realizou, através de videoconferência, um debate sobre avaliação externa.
Foram debatidos diversos tópicos no que diz respeito a exames nacionais, provas nacionais e provas de aferição, com a preocupação de aprofundar questões associadas ao atual modelo de avaliação externa das aprendizagens dos alunos.

O debate foi organizado tendo em conta os seguintes aspetos:
a) Garantir aprendizagens mínimas vs. restrição do currículo às competências escritas;
b) Avaliação de conhecimentos declarativos vs. avaliação de competências;
c) Cumprir o programa vs. preparar para os exames;
d) Avaliação de 2-3 anos de aulas vs. avaliação de exercício de 90 minutos;
e) Colaboração e cooperação vs. competição e concorrência individual;
f) Universalidade vs. amostragem;
g) Homogeneidade vs. diversidade;
h) Avaliação de alunos vs. professores vs. escolas vs. sistema;
i) Hierarquia de disciplinas vs. igualdade de disciplinas;
j) Necessidades do ensino básico e secundário vs. necessidades do ensino superior.

Contamos elaborar, a partir do debate realizado, um texto de reflexão com as ideias apresentadas por diversos participantes. O texto será divulgado no sítio da APP e anunciado no noticiário semanal.

 

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Encontram-se disponíveis os formulários de inscrição para as novas ações de formação, no âmbito do Português língua estrangeira:
Desafios de PLE de Iniciação para Falantes de Chinês (1.º e 2.º CEB), inscreva-se aqui;
Desafios de PLE de Iniciação para Falantes de Chinês (3.º CEB e E. Secundário) inscreva-se aqui.

Continuam abertas as inscrições para a ação de formação:
Gramática e Ensino do Português – 1.º CEB. Inscreva-se aqui.

Para consultar toda a oferta de formação a distância clique aqui.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Divulgamos aqui um artigo da autoria de Cristina Manuela Sá, intitulado Literacia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

No âmbito do ensino a distância, divulgamos o n.º 1 da publicação eletrónica MILAGE APRENDER +, que pode ser consultada aqui.
A publicação é dedicada aos prémios MILAGE APRENDER+, com novas categorias e datas, para potenciar a aprendizagem móvel, promover a igualdade de oportunidades, bem como as aprendizagens significativas e a qualidade do ensino ao longo dos 12 anos de escolaridade.

Divulgamos o Boletim NOESIS #47 de maio de 2020, com material de apoio às escolas
Consultar através da presente hiperligação.

 

barra_azul

 

geracao_Fotor (003)

Sugestão

Celebrou-se ontem, dia 1 de junho, o Dia Mundial da Criança, nesta data, ganha particular sentido um projeto cultural de prevenção do abandono escolar, denominado “Orquestra Geração”.

Trata-se de uma iniciativa criada em 2007, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, para combater o insucesso e abandono escolar através do ensino da música.

O referido projeto tem trazido um contributo significativo no que diz respeito à inserção e ao desenvolvimento de crianças e jovens do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.

Desde a criação da primeira Orquestra Geração em 2007, no Casal da Boba (Amadora), as Orquestras Juvenis Geração têm vindo a expandir-se um pouco por todo o país: Lisboa, Vila Franca de Xira, Loures, Oeiras, Sesimbra, Sintra, Amarante, Mirandela, Murça e Coimbra também já têm as suas próprias Orquestras. Este conceito de orquestra tem sido um agente mobilizador nas comunidades onde se insere e já permitiu identificar casos reais de talento entre os alunos.

Consultar a presente hiperligação acerca do projeto e visionar uma peça musical executada por esta orquestra de jovens.