Noticiário APP 21/2020

Noticiário APP 21/2020 [09-06-2020]

Estimados/as sócios/as:

Informamos que, em tempos de Covid-19, caso pretendam visitar-nos presencialmente, deverão fazê-lo por marcação prévia, através dos seguintes contactos, a fim de podermos agendar, de acordo com as atuais restrições, a vossa visita:

Tel: 936 406 618
Telef.: 213 861 766
Endereço eletrónico: secretaria@app.pt

 

barra_azul

 

A APP mantém a sua parceria com o JN ditigal, Tag.jn.pt com publicação de exercícios destinados a alunos dos 2.º, 3.º CEB e Ensino Secundário.

A nossa participação neste projeto, prende-se com a elaboração de exercícios interativos, que podem ser consultados aqui.

 

barra_azul

 

Deixamos convite para visitas à loja virtual da APP

Esta loja tem o funcionamento de uma livraria destinada à venda de obras e artigos científicos com as seguintes características:
– estudos com incidência no Português Língua Materna e no Português Língua Não Materna, relacionados com a didática da língua e da literatura;
– edições APP, podendo, os editores, a pedido, enviar cópias digitalizadas ou em suporte de papel das publicações esgotadas;
– títulos para oferta, a preços reduzidos, em quadras especiais.

Os sócios da APP beneficiam de preços especiais em todas as compras.

loja_virtual_Fotor (002)

Loja Virtual da APP

 

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Encontram-se disponíveis os formulários de inscrição para as novas ações de formação, no âmbito do Português língua estrangeira:
Desafios de PLE de Iniciação para Falantes de Chinês (1.º e 2.º CEB), inscreva-se aqui;
Desafios de PLE de Iniciação para Falantes de Chinês (3.º CEB e E. Secundário) inscreva-se aqui.

Aceda à presente hiperligação para consultar toda a oferta de formação a distância.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Divulgamos o artigo do nosso sócio e membro dos órgãos sociais da APP, Paulo Osório, intitulado Variação Dialetal e História da Língua Portuguesa, publicado em Limite, Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonia.

Paulo Osório é ainda um dos editores convidados para o próximo número da revista Diacrítica, sobre “Tempo e Aspeto nas Línguas Românicas: Sincronia e Diacronia”, com prazo de submissão de artigos até 31 de outubro de 2020, aceder aqui à informação e ao formulário.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

Ensinar e Aprender em Tempos de Covid-19 – entre o caos e a redenção, e-livro da autoria de José Matias Alves e Ilídia Cabral, com prefácio de João Costa.

Histórias de A a Z para ensinar a ler melhor, recurso destinado a professores e alunos do 1.º CEB.

Portal da Língua Portuguesa, repositório de recursos linguísticos , com referência ao vocabulário que muda com o acordo ortográfico.

Roteiro: Princípios Orientadores para uma Avaliação Pedagógica em Ensino a Distância (E@D). Neste roteiro enumeram-se alguns princípios de orientação e organização da avaliação e dão-se vários exemplos de instrumentos e técnicas que funcionam a distância.

 

barra_azul

 

Sugestão

No passado dia 5 de junho, comemorou-se o “Dia Mundial do Ambiente”.

Salientando a importância da sua preservação e em defesa de práticas com vista a um planeta saudável, evocamos o poema de Ruy Belo Algumas proposições com pássaros e árvores.