Noticiário APP 23/2020

Noticiário APP 23/2020 [23-06-2020]

Estimados/as sócios/as:

Anunciámos, no noticiário de 2 de abril (Boletim informativo n.º 12/2020), o propósito de atribuir o nome da Professora Maria Helena Mira Mateus ao Centro de Formação da APP.

Terminados os procedimentos que iniciámos então, vimos convidar-vos a visitar o Centro de Formação Professora Maria Helena Mira Mateus, do ano transato.
 

cf-app44-final

 

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Divulgamos a nossa nova oferta no âmbito desta modalidade de formação: “Literatura, para que te quero?” – organizada em duas ações, destinadas aos ensinos básico e secundário.
A informação poderá ser consultada nas seguintes hiperligações:
Ensino a distância;
Formação a distância.
 

Encontram-se igualmente disponíveis nessas hiperligações os formulários de inscrição para as ações de formação, no âmbito do Português língua estrangeira “Desafios de PLE para Falantes de Chinês”:
1.º e 2.º CEB – Inscrições abertas;
3.º CEB e E. Secundário – Inscrições abertas.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Divulgamos o artigo de Noémia Jorge, sócia da APP e membro da equipa editorial da revista Palavras, intitulado A síntese como género escolar transdisciplinar.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

No âmbito do estudo internacional intitulado “Novos contextos, novas exigências e experiência docente em tempos de pandemia”, pretende-se analisar as condições em que os professores realizam as suas tarefas docentes e conhecer o modo como os professores portugueses vivem as novas exigências decorrentes do ensino não presencial. Neste sentido, convidamo-lo a responder a um inquérito.
Será garantido o anonimato dos participantes e das instituições envolvidas, bem como a confidencialidade dos dados obtidos, sendo os mesmos utilizados apenas para efeitos de investigação.
O projeto foi aprovado pela Comissão de Ética para as Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Minho (CEICSH 055/2020).
Aceder ao questionário.
 

APPS for Good – Encontros regionais “Virtual” – 6.ª edição
1 de julho de 2020 – Região norte – Valongo
3 de julho de 2020 – Região sul – Oeiras
Os interessados na iniciativa, deverão consultar a presente ligação.
 

A Ar.Co, escola artística, disponibiliza, durante o mês de julho, cursos a distância para crianças e jovens dos 9 aos 16 anos.
Consultar a informação aqui.
 

Clube de Histórias: blogue que apresenta diversos recursos a partir dos quais podem ser desenvolvidas atividades pedagógicas.
 

O Museu da Ciência da Universidade de Coimbra convida os interessados a uma visita virtual – aceder aqui.
 

A iniciativa virtual “À Barca”, baseada no auto do Gil Vicente, é disponibilizada pelo Teatro do Bolhão através do presente acesso.

 

barra_azul

 

Sugestão

O Pedro Ensina consiste numa experiência de dois estudantes brasileiros, iniciada em 2016 que, implicando os alunos, não desvaloriza o papel do professor.
De acordo com este projeto, os seus responsáveis defendem que tornar os participantes mais autónomos e com gosto pela investigação conducente à construção do saber, é um modo importante de preparar o futuro.