Noticiário APP 33/2020

Noticiário APP 33/2020 [13-10-2020]

 

Estimados/as sócios/as

Lembramos o nosso último número da Palavras Revista em Linha, essencialmente dedicado à Didática do Português e ao relato de práticas em sala de aula.

Hoje destacamos os seguintes artigos: Escrita faseada: uma experiência ,da autoria de Andriana Hamivka e Aprendizagem indutiva da gramática: um caminho para aumentar a atenção em contexto de sala de aula , da autoria de Regina Melo.

 

barra_azul

 

Encontra-se a decorrer o prazo para a submissão de artigos destinados ao próximo número duplo da revista Palavras, podendo os mesmos ser enviados até 31 de outubro para os seguintes endereços de correio eletrónico: aprofport@app.pt, secretaria@app.pt

 

barra_azul

 

Centro de Formação – formação a distância

Encontram-se abertas as inscrições para as seguintes ações de formação:
. Literatura para que te quero – 3.º CEB – 2.ª edição.
. Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 1.º e 2.º CEB (2.ª edição).
. Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 3.º CEB e Secundário (2.ª edição).
. Gramática e Ensino do Português – 2.º e 3.º CEB e Secundário (3.ª edição).

Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP ou aceder à atualização e/ou criação de novos módulos relativos à nossa oferta formativa deverá aceder à presente hiperligação.

 

barra_azul

 

Nas palavras dos sócios da APP

Divulgamos o artigo de Ana Paula Dias, publicado nas páginas 71 a 77 da Revista de Cultura.
O texto, intitulado José Eduardo Agualusa e Luís Cardoso em Macau – algumas reflexões sobre a Lusofonia foi redigido na sequência do evento Rota das Letras – Festival literário de Macau.

 

barra_azul

 

Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação

|| Texto, gramática e ensino do Português trata-se de uma publicação digital da APP, disponível para os professores da disciplina.

|| Divulgamos a recente publicação da Universidade de Aveiro, que conta com a coautoria de Cristina Manuela Sá, sócia da APP, Luciana Mesquita, Nádia Repinaldo e Ana Margarida Correia.
Trata-se do n.º 7 da coleção “Educação e Formação – Cadernos Didáticos”.
O presente número tem como tema educação em Português e cidadania global e veicula perspetivas diversas, podendo ser consultado através da presente hiperligação.
 
|| MILAGE Aprender + – desenvolvida pela Universidade do Algarve a app MILAGE Aprender+ para dispositivos móveis, permite aos alunos acederem a conteúdos pedagógicos, dentro e fora da sala de aula.
Esta app é uma ferramenta de apoio aos alunos na resolução autónoma de fichas de exercícios e de apoio ao professor na gestão do seu tempo na sala de aula.

 

not_13_out_Fotor

 
barra_azul
 
Informações gerais

Nos dias 17 e 18 de outubro, terá lugar no Teatro Carlos Alberto, no Porto, a apresentação do espetáculo teatral Mártir levado a cena no âmbito da comemoração do centenário deste espaço de cultura.

 

Divulgamos o boletim digital do ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual, relativo ao mês de outubro.

 

A Universidade de Évora, através do Professor Doutor Rui Campos, agradece a disponibilidade daqueles/as que se proponham ao preenchimento de um questionário destinado a um estudo sobre estados depressivos e comportamentos de risco. O acesso ao formulário pode ser feito aqui.
Até 15 de novembro, o Teatro Nacional D. Maria II levará a cena a peça Última hora,uma comédia acerca do jornalismo na atualidade.
 
barra_azul

 

Sugestão

Em Portugal, professores e alunos dos ensinos básico e secundário regressaram ao espaço físico da escola.

Na América latina, alunos de diversos países (incluindo o Brasil) continuam a estudar em casa, com recurso às ferramentas possíveis.

A esse propósito, partilhamos hoje o depoimento de uma professora, através do apontamento intitulado Novas formas de aprender e ensinar com a pandemia.