Noticiário APP 40/2020 [09-12-2020]
Estimados/as sócios/as:
Esta semana, num dezembro de feriados em dia de Noticiário, trazemos notícias do número 56-57 da revista Palavras, em suporte papel, e do número 4 da Palavras revista em linha. O próximo número da Palavras, com destaque para Jorge de Sena, encontra-se em fase de conclusão e prevemos o seu envio aos sócios no início do janeiro de 2021.
O número 4 da Palavras revista em linha, em elaboração a partir de janeiro, contará com a professora e investigadora Margarita Correia, coordenadora do Portal da Língua Portuguesa, como editora convidada.
Palavras ||| Palavras revista em linha
No dia 1 de dezembro noticiámos o falecimento de Eduardo Lourenço, no mural do Facebook da APP e na presente notícia, sítio da APP.
Nos últimos dias, outras informações sobre a sua obra e a sua vida foram divulgadas no FB da APP.
Centro de Formação – formação a distância
Como informámos, a 25 de novembro teve início a ação de formação A música das palavras: interdisciplinaridade em Português e Música (1.º e 2.º CEB), no âmbito da parceria entre a APP e a APEM e da colaboração das duas associações no Projeto Mochila Leve, do Município de Oeiras.
Estão abertas as inscrições para as seguintes ações de formação:
Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 1.º e 2.º ciclos (2.ª edição – novo calendário) – Inscrições aqui.
Desafios de PLE de iniciação para falantes de Chinês – 3.º ciclo e secundário (2.ª edição – novo calendário) – Inscrições aqui.
Literatura para que te quero? – módulo para o ensino secundário (2.ª edição – novo calendário) – Inscrições aqui.
Para consultar a informação completa sobre a oferta formativa da APP, aceder à presente hiperligação.
Nas palavras dos sócios da APP
Propomos a leitura de dois artigos de Margarita Correia, publicados na secção Opinião DN – Convidados, do Diário de Notícias: na edição de 26 de maio de 2020, o texto “E ainda bem!“, sobre variação linguística; na edição de 5 de dezembro de 2020, o texto “ A língua está em perigo por causa dos jovens?“.
Recursos digitais da APP e Parceiros destinados a professores, alunos e encarregados de educação
|| Fichas pedagógicas
Saber construir…um percurso de leitura ao lado do narrador
Textos em círculo: uma sequência didática sobre oralidade
In Revista Palavras n.º 48-49, 2016.
|| Atividade sobre a língua portuguesa para o 2.º e 3.º CEB publicada no Tag.jn.pt/sabe bem:
Como distinguir as expressões “graças a” e “devido a”?
Informações gerais
|| Divulgamos a exposição Refrações Camonianas em Artistas do Século XXI, que pode ser visitada no Museu Nacional Machado de Castro, em Coimbra, até 28 de março de 2021. Esta exposição coloca um representativo grupo de 20 artistas plásticos em diálogo com Camões. Nas palavras da comissão organizadora da mostra, Camões, mito vivo da cultura lusíada e autor cimeiro do cânone nacional, continua a interpelar e estimular os artistas dos nossos dias. A exposição foi concebida pela linha de investigação Poética e Retórica do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos e conta com apoio do próprio Museu e da Câmara Municipal de Coimbra.
Consultar a informação completa aqui.
|| As conversas semanais on-line com escritores é uma iniciativa das Bibliotecas Municipais de Oeiras; na próxima, no dia 11 de dezembro, o convidado, Gonçalo M. Tavares, vai estar à conversa com José Mário Silva, à volta da sua vida e obra.
Consultar aqui a informação.
|| Deixamos a ligação para o n. 42 (2020) dos Cadernos de Literatura Comparada, Saber de mim, sabendo das coisas, uma publicação do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, realizada em homenagem a Maria Velho da Costa.
|| MIL PÁSSAROS – Espetáculo e instalação
Entre 9 e 20 de dezembro, depois do pôr do sol, quem passar pela Praça do Município à porta da Loja da Lisboa Capital Verde, poderá interagir com uma instalação da Companhia de Música Teatral que utiliza som, luz e um bando de orizuros construídos por centenas de crianças no âmbito do projeto Mil Pássaros.
Se estiver em casa também pode visitar a instalação. Abrindo o zoom às 19h30 poderá ouvir “Boa Noite!” e escutar uma história, um poema ou uma canção… uma saudação que acontece todos os dias, à mesma hora…
Para acompanhar, siga por aqui.
Sugestão
Sugerimos a consulta de Domínio público, uma biblioteca digital brasileira com um vasto acervo de obras de literatura portuguesa em livre acesso.