É esse caráter simultaneamente abrangente e unificador da Didática que a torna difícil e desafiadora, mas também aberta, inacabada e suscetível de se renovar. Disciplina praxeológica de orientação do ensino, tarefa empírico-descritiva de captação dos fatores condicionantes do ensino e da aprendizagem, busca da significação e compreensão crítica dos processos e valores implicados no ato pedagógico, ela reúne e relança permanentemente – e sempre de modo original – as questões mais cruciais da pedagogia e até, atrevo-me a dizer, da própria construção dos saberes instituídos. Talvez por isso muitos, entre os quais me incluo, preocupados em definir-lhe os contornos da racionalidade e da cientificidade, não queiram abdicar de também lhe chamarem uma arte. Emília Amor
Finalidades
- Fomentar a articulação entre práticas de ensino e aprendizagem do Português, investigação em didática da língua e formação inicial e contínua de professores, de todos os níveis de ensino.
- Apoiar as necessidades de formação e atualização dos professores de Português em diferentes momentos do seu percurso profissional, para uma prática baseada em evidências.
- Incentivar o intercâmbio de ideias sobre questões decorrentes das práticas de ensino e da investigação em Didática do Português, em si mesma e/ou em inter-relação com outros campos da didática específica.
Atividades
- Prémio Emília Amor de investigação em Didática do Português | APP – edição 2024
- Tendo como objetivo incentivar a investigação sobre a prática pedagógico-didática do Português, este prémio dirige-se a sócios não doutorados e será atribuído anualmente. O seu Autor, individual ou coletivo, receberá um prémio pecuniário cujo valor será fixado anualmente pela Assembleia Geral, sob proposta da Direção da APP. Para o ano de 2024, o prémio pecuniário corresponde à atribuição de cinco anuidades da quota de sócio.
- Regulamento
- Entrega do Prémio Emília Amor de investigação em Didática do Português | APP – edição 2023.
- Os vencedores de 2023 foram João Paulo Pereira com Português à Vista’: plataforma digital de materiais audiovisuais para o apoio ao ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira e Paulina Antunes com Leopoldino, o explorador: recurso educativo digital para a produção escrita de sequências descritivas no 1.º ciclo do ensino básico. Os dois candidatos ficaram em ex aequo e receberam o prémio durante o 15.º ENAPP.
- Ver a notícia.
Comissão instaladora do NID
Joana Batalha | FCSH-Nova de Lisboa, CLUNL | Adriana Cardoso | I. Politécnico de Lisboa-ESE | CLUL | Ana Luísa Costa | I. Politécnico de Setúbal-ESE | CLUL | Sónia Valente Rodrigues | Faculdade de Letras da Universidade do Porto | CLUP | Isabel Sebastião | Camões I. P. | CLUP |