Modalidade: ACD
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: gratuito para sócia(o)s da APP e do SEPLEU; não sócia(o)s: 15€; estudantes: 5€
Objetivos:
- Compreender o papel da literatura na formação dos jovens leitores;
- Sensibilizar educadores e professores para a importância de obedecer a critérios de qualidade na escolha de obras de literatura para a infância;
- Delinear e partilhar estratégias de promoção do livro e da leitura.
Conteúdos:
- O papel da literatura na formação de leitores;
- Alguns critérios de seleção de obras de literatura para a infância;
- Estratégias de promoção do livro e da leitura.
Bibliografia fundamental
Azevedo, F.(coord.) (2007). Formar Leitores – das Teorias às Práticas. Edições Lidel.
Azevedo, F. (coord.) (2006). Língua Materna e Literatura infantil. Edições Lidel.
Giasson, J. (2014). Les Textes Littéraires à l’école. Éditeur De Boeck Éducation.
Viana, F., Coquet, E. e Martins, M. (Coords.). Leitura, Literatura Infantil e Ilustração. Edições Almedina.