O que fazer com a literatura na escola?

INSCRIÇÕES FECHADAS/ESGOTADAS Formadora: Maria da Encarnação Silva Modalidade: Ação de curta duração / Formação a distância Número de horas: 3 horas síncronas, na plataforma Zoom da APP Destinatários: Educadores e professores dos Grupos 100 e 110 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Data e horário: 22 de janeiro de 2025 (17:30-20:30)

Modalidade: ACD
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: gratuito para sócia(o)s da APP e do SEPLEU; não sócia(o)s: 15€; estudantes: 5€


Objetivos:

  1. Compreender o papel da literatura na formação dos jovens leitores;
  2. Sensibilizar educadores e professores para a importância de obedecer a critérios de qualidade na escolha de obras de literatura para a infância;
  3. Delinear e partilhar estratégias de promoção do livro e da leitura.

Conteúdos:

  1. O papel da literatura na formação de leitores;
  2. Alguns critérios de seleção de obras de literatura para a infância;
  3. Estratégias de promoção do livro e da leitura.

Bibliografia fundamental

Azevedo, F.(coord.) (2007). Formar Leitores – das Teorias às Práticas.  Edições Lidel.

Azevedo, F. (coord.) (2006). Língua Materna e Literatura infantil. Edições Lidel.

Giasson, J. (2014). Les Textes Littéraires à l’école. Éditeur De Boeck Éducation.

Viana, F., Coquet, E. e Martins, M. (Coords.). Leitura, Literatura Infantil e Ilustração.  Edições Almedina.