[EXCLUSIVO SÓCIOS] Dizionario gastronomico compatto: inglese-italiano e italiano-inglese, 2011
Apresentar um dicionário não é de todo fácil mas, neste caso, é quase natural…
[EXCLUSIVO SÓCIOS] A Língua Portuguesa na Era Digital/The Portuguese Language in the Digital age, 2012
Trata-se de um dos volumes da coleção de livros brancos dedicados às línguas da União Europeia da Sociedade da Informação…
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Escrita. Guião de Implementação do Programa de Português do Ensino Básico, 2011
O guião apresenta-se como um auxiliar de trabalho, visando a sensibilização dos docentes dos três ciclos do ensino básico…
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Leitura, Guião de Implementação do Programa de Português do Ensino Básico, 2011
A publicação encontra-se organizada em duas partes: na primeira, procede-se a uma abordagem do enquadramento da leitura em contexto educativo…
[EXCLUSIVO SÓCIOS] La traduzione: Teorie e Metodi, 2011
Raffaella Bertazzoli ensina Literatura Comparada na Universidade de Verona e esta obra pretende delinear uma breve história das teorias da tradução…
[EXCLUSIVO SÓCIOS] A Partilha da Palavra nos Contos Tradicionais, 2005
A presente obra foi elaborada a partir da tese de doutoramento da autora, tendo sido alvo de algumas adaptações…
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Parecer da APP sobre Competências Essenciais de Português na Educação Básica, Julho de 2000
Lamentavelmente, a APP não dispõe de colaboradores do 1º CEB, pelo que esse nível de ensino não será infelizmente analisado.
Não é claro, no documento em apreço, quais são as competências gerais referidas na p.3. Serão elas a compreensão do oral, a expressão oral, a leitura, a expressão escrita e o conhecimento explícito?
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Análise da proposta de Programa da disciplina de Literatura Portuguesa, Curso de Línguas e Literaturas, (10.º e 11.º anos), Novembro de 2000
Entendemos que a substituição de um programa de Português por um de Língua Portuguesa e outro de Literatura Portuguesa, destinado a alunos do curso de Línguas e Literaturas, terá vantagens por possibilitar uma distanciação, em termos de metas a alcançar, entre estes alunos e os dos restantes cursos.
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Proposta de Programa de Língua Portuguesa, Dezembro de 2000
Entendemos que a substituição de um programa de Português por um de Língua Portuguesa e outro de Literatura Portuguesa, destinado a alunos do curso de Línguas e Literaturas, terá vantagens por possibilitar uma distanciação, em termos de metas a alcançar, entre estes alunos e os dos restantes cursos.
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Parecer sobre Projecto de Programa de Literaturas de Língua Portuguesa, Abril de 2001
Os actuais programas de Português (A e B) do Ensino Secundário dão origem, com a revisão curricular em curso, a diferentes programas de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e a este Programa de Literaturas de Língua Portuguesa.
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Proposta de Programas de Língua Portuguesa no ensino secundário, setembro, 2001
A Direcção da Associação de Professores de Português, após consulta de todos os órgãos de âmbito nacional e regional da associação e de professores implicados em revisões curriculares anteriores, e tendo presente tanto o seu parecer de Dezembro de 2000 como os resultados do diagnóstico de opiniões e práticas que envolveu mais de mil professores de Português de todo o país, levado a cabo no âmbito do projecto Português 2002, concorda genericamente com a proposta de programas de Língua Portuguesa no Ensino Secundário apresentada pelo Ministério da Educação a 12 de Julho de 2001.
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Linhas orientadoras da revisão curricular Reforma do Ensino Secundário, janeiro de 2003
Relativamente aos objectivos a consagrar numa Lei de Bases da Educação e da Formação Vocacional, ajustando a Lei de Bases do Sistema Educativo, a Direcção da APP considera pertinente o alargamento da escolaridade obrigatória para doze anos (p. 7), nos termos a seguir definidos, e a reorganização dos grandes ciclos de escolaridade (p. 7), no pressuposto de uma maior articulação entre ciclos, mas tendo consciência das implicações, cujas consequências não estão analisadas nem estudadas nem são sequer referidas, ao nível do currículo, da formação inicial e contínua de professores e da tipologia das escolas.
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Prova de exame de Português, 12.º ano, 2 de julho de 2013
Comentário à prova de Português do 12º Ano (639 – data especial) O enunciado da prova de exame do 12º ano, 1ª fase, está de acordo com os conteúdos programáticos selecionados pela tutela como objeto de avaliação e que se restringem a apenas um ano de escolaridade: o 12º. No I Grupo – A , […]
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Programa de Clássicos da Literatura, março, 2003
Clássicos da Literatura. Na elaboração do presente documento, foi tido em conta o guião oportunamente proposto pelo Departamento do Ensino Secundário (ME).
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Parecer sobre organização curricular do Secundário (D.L.74/2004), junho, 2004
Tendo em vista a melhoria do ensino e da aprendizagem da língua portuguesa no ensino secundário, através do desenvolvimento de metodologias activas, a APP congratula-se com a redução da carga lectiva geral dos alunos, com a implementação de unidades lectivas de 90 minutos e da Área de Projecto, e com a dispensa de realização de provas globais.
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Parecer sobre o Programa de Português do Ensino Secundário, fevereiro, 2007
1. Conteúdos e competências
Apesar de apenas ser solicitada a nossa opinião relativamente a conteúdos declarativos, parece-nos incontornável debruçarmo-nos também sobre as competências prescritas pelo programa que, no nosso entender, implicam um nível de exigência superior muito mais adequado aos propósitos do ensino secundário e que, na realidade, constituem uma das principais inovações dos programas em questão.
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Conclusão do 7.º Encontro Nacional da APP «Saber ouvir, saber falar», 2 e 3 de março de 2007
Conclusões do 7º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português “Saber Ouvir, Saber Falar” (Coimbra, 2-3 de Março de 2007) Os participantes no 7.º ENAPP manifestaram em diversas intervenções, quer ao nível das comunicações, quer ao nível dos debates, e mesmo no convívio pessoal ao longo desses dois dias, uma grande satisfação pela temática […]
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Parecer sobre os Programas de Língua Portuguesa do Ensino Básico, janeiro, 2008
O presente parecer, que não foi solicitado pela tutela, surge na sequência do seminário “Revisão dos Programas de Português do Ensino Básico” que a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (ME) realizou no dia 4 de Dezembro de 2007, na Fundação Gulbenkian.
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Parecer sobre o ensino do português língua não materna no ensino secundário, março, 2008
Dentro da linha de actuação do Conselho da Europa, da União Europeia e do Estado Português, as linhas orientadoras para o trabalho com o português língua não materna (PLNM) no ensino secundário, que incluem os respectivos programas de ensino, enquadram-se perfeita e correctamente nos princípios estabelecidos peloQuadro Europeu Comum de Referência para as línguas, tal como já acontece, desde 2001, com o Currículo Nacional para as únicas quatro línguas estrangeiras disponíveis nos ensinos básico e secundário: alemão, espanhol, francês e inglês. É, porém, inaceitável que a homologação do programa de ensino ainda não seja uma realidade quando já estamos na segunda metade do primeiro ano lectivo em que os alunos deverão obrigatoriamente fazer exame final à disciplina!
Colóquio “Figuras da ficção 4”, FLUC, 4 e 5 de novembro de 2013
O Colóquio, da responsabilidade do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, terá lugar a 4 e 5 de novembro de 2013. As inscrições podem ser efetuadas até 30 de setembro. Trata-se de uma reunião científica no âmbito do projeto de investigação “Figuras da Ficção”, cujo propósito é o estudo […]
[EXCLUSIVO SÓCIOS] Prova de exame de Português, 4.º ano/fase 2 (09/07/2013)
PROVA FINAL DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Português/Prova 41/2.ª Fase/2013 CORREÇÃO DO EXAME 41/2.ª Fase (Segundo os critérios apresentados pelo GAVE) I GRUPO – Leitura e Escrita PARTE A 1 – 5, 1, 3, 2, 4 2.1 – uma secção apresentada, pela primeira vez, na revista. 2.2 – entre os 8 e os 16 […]
A partir de 8 de julho de 2013, novas publicações CHAM/FCSH
Pode aceder às novas publicações CHAM/FCSH através da presente hiperligação.
Até 28 de julho de 2013 , Universidade de Aveiro, «Jornadas LCD»
«Jornadas LCD: sobre a avaliação formativa em contextos digitais no ensino não superior» Foi prorrogado até dia 28 de julho, o prazo para a submissão de resumos relativos à iniciativa indicada. Informações detalhadas através do telefone: 234247111
Até 30 de agosto de 2013, UTAD, pós-graduação e mestrado
Pós-Graduação e Mestrado em Ciências da Educação: área de especialização em Educação para Adultos. Para informação detalhada, consultar esta hiperligação.