Parecer sobre a prova de Português de 12.º ano: Prova 639, 17 de junho de 2022

Parecer sobre o Exame Final Nacional de Português de 12.º ano

Prova 639, 17 de junho de 2022 (1.ª Fase)

O Exame Final Nacional de Português, com o código 639, 1.ª Fase, do ano letivo 2021-2022, é constituído por três grupos e incide sobre quatro dos cinco domínios das Aprendizagens Essenciais de Português: Educação Literária (Grupo I); Leitura e Gramática (Grupo II); Escrita (Grupo III).

À imagem do que aconteceu em 2021, o exame está organizado na perspetiva de que os alunos, que continuam a viver num contexto pandémico, ainda que relativamente mitigado, sejam sujeitos a uma avaliação o mais equitativa possível, prevendo, assim, alguns itens de resposta facultativa, tal como é dito na primeira página: “A prova inclui 10 itens […] cujas respostas contribuem obrigatoriamente para a classificação final. Dos restantes 5 itens da prova, apenas contribuem para a classificação final os 3 itens cujas respostas obtenham melhor pontuação.” Por outro lado, foi atribuída igual cotação a todas as questões dos grupos I e II, contrariando a dupla discriminação implicada na atribuição de cotações mais elevadas a itens mais complexos.

Esta prova é equilibrada, está bem estruturada e cumpre os objetivos dos documentos curriculares de referência para o nível a que se destina, o Ensino Secundário, bem como as orientações divulgadas pelo IAVE relativas aos exames. A prova tem uma extensão e uma exigência cognitiva adequadas para os alunos desta faixa etária, e a sua dificuldade global é também apropriada. No entanto, é de referir que a sua estrutura global – 15 itens, dos quais um de resposta extensa, 5 de resposta restrita e 9 de seleção (em questões de escolha múltipla) – apresenta, à imagem do que já acontecia em 2021, uma elevada quantidade de questões de escolha múltipla – 9 itens num total de 15 (60%), dos quais 4 são de resposta obrigatória –, o que, numa prova de língua, talvez seja demasiado.

O Grupo I subdivide-se em três partes (A, B e C).

Na Parte A, o questionário (duas questões de resposta restrita e uma de escolha múltipla) incide sobre um poema de Fernando Pessoa (da Mensagem, parte III, O Encoberto / I. Os Símbolos) e os itens estão enquadrados nas temáticas previstas nas Aprendizagens Essenciais, nomeadamente interpretar obras literárias produzidas no século XX: deste ponto de vista, a questão 1, de resposta restrita, exige que os alunos façam uma inferência a partir da relação entre diferentes elementos textuais; a questão 2 é também de resposta restrita e subentende uma inferência a partir de elementos explícitos no texto, enquanto a questão 3 é de escolha múltipla e pressupõe a análise de um vocábulo que remete para um tempo e características do sujeito poético que os alunos devem inferir.

A Parte B apresenta 3 questões (2 de resposta restrita e uma de escolha múltipla) sobre a parte final da Dedicatória, em Os Lusíadas, de Camões (canto I, estrofes 15-18) – todos os itens também estão enquadrados nas temáticas previstas nas Aprendizagens Essenciais. A questão 4 exige que os alunos explicitem uma estratégia argumentativa, o que pressupõe que estabeleçam relações que requerem uma compreensão aprofundada de diferentes elementos textuais e que façam algumas inferências que mostrem como o rei está predestinado e como esses elementos se relacionam com o conselho que o poeta lhe dá. Na questão 5, também de resposta restrita, a relação entre elementos textuais que comprovam a dimensão excecional de D. Sebastião pressupõe uma inferência menos complexa por depender de elementos textuais mais explícitos. A questão 6 é de escolha múltipla e não é de resposta obrigatória: nesta questão, os alunos têm de fazer uma interpretação de elementos relativamente explícitos no texto e que pressupõem uma relação evidente entre “demora” e “este tempo passa lento”, no caso da resposta correta.

A Parte C apresenta uma questão de resposta restrita que obriga os estudantes a relacionar a sua experiência de leitura de Mensagem, de Fernando Pessoa, e o texto dramático Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett. A exposição pedida e a comparação entre os dois textos a partir de um tópico (o modo como o sebastianismo emerge em cada uma das obras) são competências previstas nos documentos orientadores, nomeadamente ao compararem textos de diferentes épocas em função de temas, ideias, valores e marcos históricos e culturais. As duas obras fazem parte dos documentos orientadores da disciplina e são estudadas por todos os alunos. O tópico privilegia a capacidade de leitura literária e de interpretação e a mobilização de conhecimentos das obras estudadas, podendo os alunos, na sua exposição, que só exigia que desenvolvessem uma manifestação significativa do sebastianismo em cada uma das obras, fazer referência a poemas de Mensagem de outras partes da obra, em que também é evocada a figura de D. Sebastião – o que poderia ser visto quase como uma compulsão à repetição com óbvias consequências para a leitura da obra –, ou a referência a diferentes personagens da peça de Garrett, ou mesmo, numa leitura mais aprofundada, a defesa de que o regresso de D. Sebastião leva a múltiplas destruições e à morte de personagens (morte real ou simbólica) e poderia não ser a melhor solução para o próprio país.

O Grupo II, em 7 questões de escolha múltipla, solicita competências adequadas de leitura e conhecimentos de gramática previstos nos documentos curriculares de referência. A questão 4, que pressupõe uma inferência sobre a globalidade do texto, e a questão 7, sobre semântica (valor modal), que pressupõe a mobilização de conhecimentos sobre terminologia linguística, poderão ser mais exigentes para os alunos mas são totalmente adequadas em termos dos conhecimentos previstos e das competências a atingir no final da escolaridade obrigatória.

O Grupo III propõe, num texto de opinião, uma reflexão, que se enquadra no Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória, na medida em que envolve a capacidade de pensamento crítico e de argumentação a favor da tomada de posição do aluno, sobre um tema relevante num contexto humanista: o heroísmo enquanto caminho que implica dificuldade, renúncia e sofrimento.

Consultar a prova (versão 1) aqui e (versão 2) aqui.

Aceder aqui aos critérios gerais de classificação.

 

Sobre a prova 639 foi igualmente apresentado um comentário no Programa Páginas de Português, da Antena 2, que pode ser consultado aqui.

A direção da APP

Lisboa, 20 de junho de 2022