i. A segunda sessão do seminário «Fernando Pessoa e a Cultura Inglesa» realiza-se dia 29 de novembro, com transmissão em direto no Youtube.
Nesta sessão, Maria do Céu Estibeira apresentará a palestra «A presença de Shakespeare e de Walt Whitman na biblioteca particular de Fernando Pessoa».
A presença de autores em língua inglesa na biblioteca particular de Fernando Pessoa é uma evidência inquestionável, o que nos leva a assumir a influência da literatura anglo-americana na estética e produção discursiva de Fernando Pessoa. Dois casos que assumem um papel preponderante na obra ortónima e heterónima são os de William Shakespeare e de Walt Whitman que, por razões diversas, e em épocas distintas, entraram na biblioteca pessoal do poeta modernista. Esta apresentação pretende, assim, dar a conhecer alguns aspetos particulares nas obras de Walt Whitman e de William Shakespeare que poderão ter influenciado a escrita pessoana, bem como apresentar algumas temáticas como a querela Bacon-Shakespeare e a criação heteronímica.
Este seminário, organizado por Nuno Ribeiro, pretende constituir-se como um palco de debate onde estudiosos e especialistas da obra de Fernando Pessoa possam trazer os seus contributos para a elucidação da importância da literatura inglesa na obra do poeta e pensador português.
Mais informações aqui.
ii. A XVII Festa do Livro da Fundação Oriente reúne centenas de títulos para adquirir a preços especiais e um programa gratuito para todos os visitantes, incluindo uma visita ao museu e demonstração de caligrafia chinesa, uma tertúlia sobre o amor (em tempos de cólera), uma demonstração de Sumô, apresentação de livros, uma conferência (sobre a visita da embaixada japonesa Tenshö a Évora e Vila Viçosa, em 1584) e uma viagem pelo fascinante mundo do Teatro popular Kabuki, arte viva no Japão, e pelas coloridas xilogravuras que durante mais de três séculos o retrataram, entre outros.
Mais informações e fonte da imagem aqui.
iii. O 3.º Colóquio «Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação Docente: Liberdade e Justiça Social», numa coorganização conjunta do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e do Centro de Investigação em Educação (CiED), vai ter lugar no dia 6 de dezembro de 2024, no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Mais informações e programa aqui.