Português pluricêntrico, livro, casa de acolhimento

Destacamos esta semana um curso de Português como língua pluricêntrica, a apresentação de um livro de contos e um programa de intercâmbio para estudantes internacionais.

Português pluricêntrico

O Curso de Português como língua pluricêntrica resulta de uma parceria entre o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e o Observatório do PLE-PL2, com o apoio da Divisão de Língua Portuguesa (DLP) / Instituto Guimarães Rosa (IGR/MRE), tendo na formação de professore(a)s de português como uma língua pluricêntrica o seu principal objetivo.

A partir de discussões e de abordagens teóricas e pedagógicas contemporâneas sobre o ensino de língua estrangeira / segunda língua, o curso procura fornecer competências para uma abordagem no ensino da língua que considere a grande diversidade e a variação linguística no contexto da comunidade dos países de língua portuguesa como ativo para a promoção da língua.

Até ao momento, foram realizadas duas edições, estando em preparação a III edição. O curso será realizado na modalidade a distância, com a carga horária total de 48 horas, que podem ser concluídas no período de 60 dias, de modo a que os(as) participantes possam desenvolvê-lo de acordo com o seu tempo e disponibilidade.

Mais informações e inscrições aqui.

 

Livro

A associação UmColetivo, a livraria Tigre de Papel e o CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde têm o prazer de a(o) convidar para a sessão cultural de apresentação do livro Contos, da escritora cabo-verdiana Orlanda Amarílis (1924-2014), que terá lugar na sexta-feira, 10 de janeiro de 2025, às 18h30 horas, no CCCV, na Rua de São Bento, 640, em Lisboa.

A sessão será abrilhantada pelo grupo de batuque Batucadeiras das Olaias.

A entrada é livre.

Mais informações e fonte da imagem aqui.

 

Casa de acolhimento

O CIEE é uma organização que promove programas de intercâmbio para estudantes internacionais em Lisboa e parte desta jornada inclui uma experiência culturalmente imersiva com uma casa de acolhimento.
A organização procura casas de acolhimento especificamente para os programas que decorrerão durante 3 e 4 semanas entre junho e julho de 2025. Cada família receberá uma contribuição diária por hospedar o estudante.

Se estiver interessado(a) em acolher os estudantes internacionais, o que pressupõe disponibilizar um quarto individual na área metropolitana de Lisboa e oferecer refeições todos os dias da semana, preencha este questionário.
Qualquer questão ou dúvida, pode ser esclarecida em cieelx@gmail.com ou no endereço pessoal de Margarida Costa (mcosta@ciee.org).