Prémio Emília Amor de Investigação em Didática do Português | APP

É esse caráter simultaneamente abrangente e unificador da Didática que a torna difícil e desafiadora, mas também aberta, inacabada e suscetível de se renovar. Disciplina praxeológica de orientação do ensino, tarefa empírico-descritiva de captação dos fatores condicionantes do ensino e da aprendizagem, busca da significação e compreensão crítica dos processos e valores implicados no ato pedagógico, ela reúne e relança permanentemente – e sempre de modo original – as questões mais cruciais da pedagogia e até, atrevo-me a dizer, da própria construção dos saberes instituídos. Talvez por isso muitos, entre os quais me incluo, preocupados em definir-lhe os contornos da racionalidade e da cientificidade, não queiram abdicar de também lhe chamarem uma arte. 
                                                                                                                                                    Emília Amor


Prémio Emília Amor de investigação em Didática do Português | APP – edição 2022

    •  Tendo como objetivo incentivar a investigação sobre a prática pedagógico-didática do Português, este prémio dirige-se a sócios não doutorados e será atribuído anualmente. O seu Autor, individual ou coletivo, receberá um prémio pecuniário cujo valor será fixado anualmente pela Assembleia Geral, sob proposta da Direção da APP. Para o ano de 2022, o prémio pecuniário corresponde à atribuição de cinco anuidades da cota de sócio.