Projeto DEP em Birmingham

O projeto Descobrir Escritoras em Português (DEP) foi apresentado na Universidade de Birmingham, no dia 11 de setembro, no âmbito da XI Conferência da ABIL (Association of British and Irish Lusitanists).

Conceição Pereira, do Instituto Camões – Universidade de Newcastle, e Ruth Navas (da Universidade de Lisboa), apresentaram no dia 11, às 11 horas, a comunicação «Projeto ‘Descobrir Escritoras em Português’: dar a ler autoras invisibilizadas», retomando a apresentação que tinham feito durante os trabalhos do XVI ENAPP, na Universidade de Aveiro, no dia 3 de julho.

 

O programa da XI Conferência da ABIL pode ser consultado aqui.

A comunicação apresentada retoma o trabalho enorme realizado pela equipa do projeto, que pretende «divulgar a riqueza de um espólio esquecido, e reconhecer o contributo das escritoras para o desenvolvimento dos géneros literários e jornalísticos, numa perspetiva comunicativa e cívica, com particular enfoque no período do Estado Novo em Portugal do século XX. Destacam–se as formas breves, publicadas assiduamente na imprensa, bem como os romances, os contos, a poesia, e os textos de teatro, entre outros géneros contemporâneos (memórias de viagens, diários, ou fragmentos autobiográficos). A experimentação literária e a autorreflexão sobre o ato de escrever presentes nestes textos permitem estabelecer diálogos com os textos contemporâneos de outras escritoras e escritores de língua portuguesa que desenvolveram temáticas contempladas nas obras selecionadas no documento das atuais Aprendizagens Essenciais do Português do ensino básico e secundário.»

 

Mais informações na página do Dossiê DEP.

 

 

Fonte da imagem aqui.