Consultar o histórico e outra informação relevante do Projeto Ler Consigo: 2004-2012; 2013; 2014; 2015)
A APP divulga momentos significativos da sua última edição deste projeto.
Trata-se de um trabalho levado a cabo na Escola Secundária com 3.º ciclo Camilo Castelo Branco, em Vila Real.
A iniciativa foi concretizada pela professora Maria João Cunha, tendo contado com a colaboração das suas turmas de Português do 11.º ano (A,B e G) e respetivos convidados de honra.
O “Ler Consigo” com os alunos do 11.º A:
«No âmbito do Projeto LER CONSIGO, recebemos hoje, 26 de abril, a visita de Laureano João, um vizinho da escola, homem comprometido com a cidadania e o serviço aos outros. Integra o Coral da Cidade de Vila Real, e é membro do seu Conselho Artístico. Gostámos bastante. Trouxe-nos O PRINCIPEZINHO, uma obra fascinante; a forma como retirou do texto palavras essenciais foi emocionante, e teve a capacidade de nos “cativar” a todos. O PRINCIPEZINHO mostra uma mensagem intemporal. Embora já tivéssemos lido o livro, conseguimos compreender, de forma diferente, as passagens lidas.
Além disso, leu textos de sua autoria, ricos, com grandes ensinamentos, e indicados para a nossa idade, porque eram atuais como as nossas dúvidas existenciais. A leitura de Laureano João e a conversa que teve connosco fizeram-nos pensar na vida: nem sempre devemos dizer “não” às coisas, não podemos deixar-nos abater; por vezes complicamos aquilo que é fácil. Aprendemos muito.
Depois da aula com Laureano João, sentimo-nos capazes de abordar certos assuntos de outra forma.
Esperamos que o projeto LER CONSIGO continue e traga pessoas tão “ricas” como o nosso convidado. Este projeto é muito importante e construtivo na nossa vida, pois a cada palavra proferida por cada convidado aprendemos uma coisa diferente.»
O “Ler Consigo” e a turma 11.ºB
No dia 27 de abril, na aula de Português, recebemos dois convidados no âmbito do Projeto LER CONSIGO: Pedro Vaz de Carvalho (empresário) e Ricardo Tojal (arquiteto), antigos alunos da escola, hoje a viver na nossa cidade. Gostámos muito dos poemas que nos trouxeram, relacionados com o amor, a terra e a vida. Aliaram a leitura à música como meio de transmissão da sua mensagem e de incentivo a ler e a escrever, o que nos cativou.
Esta sessão foi marcada pela diferença: os convidados depositaram toda a sua alma nos poemas lidos e nas cantigas, enquanto tocavam guitarra portuguesa e guitarra clássica. Apreciámos muito o seu sentido de humor. Gostámos dos poemas e da interação dos convidados connosco. Uma mensagem que passaram é de que ninguém precisa de ser perfeito para conseguir ter sucesso na vida; o que é preciso é ter vontade de tentar, e ser persistente.
De facto, este projeto LER CONSIGO é extraordinário, pois sempre fica em nós, daqueles que nos visitam, algo que nos marca; aprendemos grandes lições de vida.
Muito obrigada por terem aceitado o convite para participarem neste projeto!
E com a turma 11.ºG:
No âmbito do projeto LER CONSIGO, recebemos hoje um grande homem: Hernâni Carvalho. Gostámos da leitura dos poemas escolhidos, principalmente “Pegadas na Areia”, que nos lembrou que não estamos sós nas nossas dificuldades, e incentivou a vontade de perseguir o sonho, de lutar por aquilo em que acreditamos, de conhecer outras culturas e outros países.
Ouvi-lo foi uma das melhores experiências que tivemos e das que mais impacto tiveram em nós. É impressionante como uma pessoa de origem modesta conseguiu obter tanto conhecimento e experiência a partir da sua força de vontade e da sua incansável busca de plenitude.
A presença de Hernâni Carvalho no projeto LER CONSIGO revelou-se uma experiência extremamente enriquecedora e interessante, pelos poemas lidos, pela história da sua vida, as viagens… percebeu-se que devemos ter força de vontade para realizarmos os sonhos, por mais difíceis que sejam.
O nosso convidado revelou-nos o seu gosto pela leitura: partilhou poemas lindíssimos com a turma e deu valiosas lições de vida: como ele proferiu, “o querer tem muito poder”; tudo o que fazemos deve ser feito com alegria e felicidade. “Admiro quem vê a vida por essa perspetiva”.
Destacou a importância de estimarmos o nosso país e incentivou-nos a valorizar a socialização. A turma apreciou muito a sua visita.