Histórico do projeto Ler consigo: 2004-2012; 2013; 2014; 2015; 2016; 2017; 2018. Edição de 2019
APONTAMENTOS DE 2019
Centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen
Atividade Inter-escolas
Agrupamento de Escolas do Barreiro e Agrupamento de Escolas de Sto. André
A escola será, para muitas crianças e jovens, o local privilegiado para ler e conhecer escritores. Assim, não é de admirar que duas professoras bibliotecárias, de duas escolas do Barreiro, lançassem o desafio a colegas de Português e Literatura Portuguesa para comemorar Sophia, lembrando‑a em conjunto.
Desafio aceite, partiu-se para a segunda fase: preparar as atividades entre uma turma de Português do ensino básico (7.º ano) e uma de Literatura Portuguesa do secundário (11.º ano), cruzando os programas das duas disciplinas, no âmbito do estudo de O cavaleiro da Dinamarca e da obra lírica. Ficou assente que o trabalho desenvolvido nas aulas culminaria numa sessão conjunta de leitura. Na distribuição de tarefas decidiu-se que os alunos do 7.º B preparariam a apresentação da biografia e da obra da escritora; por sua vez, a turma de 11.ºH responsabilizar-se-ia pela leitura e recriação dramatizada de poemas.
Em ambas as escolas, o trabalho decorreu na Biblioteca, espaço de excelência para a pesquisa de informação e a partilha de saberes. A atividade foi integrada na Semana da Leitura da Escola Básica de Mendonça Furtado e assim, no dia 13 de março, a turma da escola secundária de Santo André rumou àquela escola para mostrar as várias “faces de Sophia”. Na sessão de leitura, os jovens realçaram os seguintes aspetos que individualizam a voz de Sophia no nosso panorama literário: o fascínio pela Grécia ancestral em que deuses, homens e natureza conviviam; o jogo dos quatro elementos primordiais, e a relação privilegiada com o mar, no reencontro e na comunhão com as origens; as preocupações sociais e o compromisso com o seu tempo, o empenhamento político, a denúncia do sofrimento, a busca da justiça; e ainda a temática do amor e da harmonia do universo, através de poemas como “Ressurgiremos”, Casa branca, “As pessoas sensíveis”, “Porque”, 25 de abril, “Terror de te amar” ou “A forma justa”, entre outros. Ouviu-se, pela voz de Francisco Fanhais, “Cantata de paz” pois esse é também um dos valores que queremos passar às próximas gerações. No final do encontro, os alunos convidados visitaram a exposição de trabalhos realizados pelos mais jovens, patente na Biblioteca.
A atividade teve vários pontos positivos, designadamente: o papel ativo dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, o facto de ultrapassar a sala de aula e explorar outros espaços pedagógicos ou ainda a oportunidade de promover o encontro entre jovens de idades, turmas e escolas diferentes em torno de um objetivo comum.
Carolina André, Fátima Correia e Paula São Pedro
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