Projeto Ler Consigo : Apontamentos de 2019

Histórico do projeto Ler consigo2004-201220132014; 201520162017; 2018Edição de 2019

APONTAMENTOS DE 2019

Centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen

Atividade Inter-escolas

Agrupamento de Escolas do Barreiro e Agrupamento de Escolas de Sto. André

 

A escola será, para muitas crianças e jovens, o local privilegiado para ler e conhecer escritores. Assim, não é de admirar que duas professoras bibliotecárias, de duas escolas do Barreiro, lançassem o desafio a colegas de Português e Literatura Portuguesa para comemorar Sophia, lembrando‑a em conjunto.

ler1

 

Desafio aceite, partiu-se para a segunda fase: preparar as atividades entre uma turma de Português do ensino básico (7.º ano) e uma de Literatura Portuguesa do secundário (11.º ano), cruzando os programas das duas disciplinas, no âmbito do estudo de O cavaleiro da Dinamarca e da obra lírica. Ficou assente que o trabalho desenvolvido nas aulas culminaria numa sessão conjunta de leitura. Na distribuição de tarefas decidiu-se que os alunos do 7.º B preparariam a apresentação da biografia e da obra da escritora; por sua vez, a turma de 11.ºH responsabilizar-se-ia pela leitura e recriação dramatizada de poemas.

 

ler3

 

 

Em ambas as escolas, o trabalho decorreu na Biblioteca, espaço de excelência para a pesquisa de informação e a partilha de saberes. A atividade foi integrada na Semana da Leitura da Escola Básica de Mendonça Furtado e assim, no dia 13 de março, a turma da escola secundária de Santo André rumou àquela escola para mostrar as várias “faces de Sophia”. Na sessão de leitura, os jovens realçaram os seguintes aspetos que individualizam a voz de Sophia no nosso panorama literário: o fascínio pela Grécia ancestral em que deuses, homens e natureza conviviam; o jogo dos quatro elementos primordiais, e a relação privilegiada com o mar, no reencontro e na comunhão com as origens; as preocupações sociais e o compromisso com o seu tempo, o empenhamento político, a denúncia do sofrimento, a busca da justiça; e ainda a temática do amor e da harmonia do universo, através de poemas como “Ressurgiremos”, Casa branca, “As pessoas sensíveis”, “Porque”, 25 de abril, “Terror de te amar” ou “A forma justa”, entre outros.  Ouviu-se, pela voz de Francisco Fanhais, “Cantata de paz” pois esse é também um dos valores que queremos passar às próximas gerações. No final do encontro, os alunos convidados visitaram a exposição de trabalhos realizados pelos mais jovens, patente na Biblioteca.

A atividade teve vários pontos positivos, designadamente: o papel ativo dos alunos no seu próprio processo de aprendizagem, o facto de ultrapassar a sala de aula e explorar outros espaços pedagógicos ou ainda a oportunidade de promover o encontro entre jovens de idades, turmas e escolas diferentes em torno de um objetivo comum.

 

ler4

 

ler6Professoras responsáveis:

Carolina André, Fátima Correia e Paula São Pedro

Consultar o histórico do projeto Ler consigo2004-201220132014; 2015201620172018Edição de 2019