Recomeço

A Associação de Professores de Português desejou aos melhores sócios do mundo, em julho, umas excelentes férias muito tranquilas com boas leituras e puras ideias – e a promessa de regressarmos agora com novos projetos, atividades, desafios, publicações e os debates | APP que estes tempos exigem.

De facto, nos próximos meses contamos publicar o número 23 do Boletim dos Sócios e a revista Palavras, n.º 62-63, editada a partir das comunicações do XV ENAPP, que teve lugar em Lisboa, em 2023. No início de 2026, contamos publicar a revista Palavras, n.º 64-65, baseada nas comunicações do XVI ENAPP, que teve lugar em Aveiro, em julho de 2025.

Entretanto, estamos a preparar a XIII edição das Olimpíadas da Língua Portuguesa, cuja fase final, em maio de 2026, terá lugar em Setúbal.

No próximo mês de outubro, contamos divulgar um Debate | APP sobre a avaliação externa de Português e as competências complexas de leitura e escrita, desenvolvendo algumas das ideias do parecer e das reflexões que vamos publicar na próxima semana.

 

Vamos continuar, naturalmente, com alguns dos projetos que temos vindo a promover e a dinamizar: Ler Consigo, Prémio Emília Amor de Investigação em Didática do Português – edição de 2025, Rede de Leituras, Descobrir Escritoras em Português (com a divulgação dos itinerários de pesquisa sobre a Escritora do Mês e a Escritora do Ano), entre outros projetos e parcerias que iremos divulgar em breve – mas destacamos, desde já, a próxima abertura da Biblioteca do Ciberdúvidas, umas das melhores bibliotecas nacionais sobre a língua portuguesa, e, entre outros, um projeto de mentoria.

Mas a pièce de résistance, durante o ano letivo de 2025/26, será, provavelmente, a continuação da revisão das Aprendizagens Essenciais, que 10 escolas vão aplicar, a partir deste mês, no 1.º, 3.º, 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. Sabemos ainda que vai haver uma consulta pública completa entre janeiro e abril de 2026 – por isso, a APP solicitou à tutela a autorização para, durante o mês de setembro, poder continuar a desenvolver o processo de revisão das AE no sentido de:

i. Completar a revisão do domínio da Oralidade, de todos os ciclos, incluindo uma proposta sobre a «Compreensão da Oralidade» (a proposta que tínhamos feito incidiu apenas na «Expressão Oral»).

ii. Rever, de forma completa, os «Tópicos de Conteúdo» das obras propostas em Educação Literária, no ensino secundário, de forma a serem atualizados por especialistas nas referidas obras.

iii. Integrar, na coluna de «AE: Conhecimentos, Capacidades e Atitudes», no domínio da Educação Literária, em todos os ciclos, um conjunto de competências complexas de leitura, que precisam urgentemente de ser mobilizadas, uma vez que constatamos, pelos resultados da avaliação externa e pelos estudos internacionais, que os alunos manifestam fragilidades na competência leitora e que, ao longo do seu percurso escolar, são desenvolvidas principalmente competências de menor complexidade cognitiva.

 

A direção da Associação de Professores de Português vai, portanto, continuar a apoiar todos os sócios e professores de Português – a quem desejamos um excelente ano letivo, com boas leituras, puras ideias e tempo para pensar!

 

 

Mais informação e fonte da imagem aqui.