Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s APP: 15€; não sócia(o)s: 30€
Número máximo de inscritos: 30 participantes (prioridade a sócios)
Trabalhar o reconto em sala de aula permite o desenvolvimento de múltiplas aprendizagens; como prática social coloca-nos em interação com os outros e exige que apuremos as capacidades de expressividade e comunicação. Se, em sociedade, recontamos para divertir, para entreter, na escola torna-se necessário criar motivação pessoal e comunicativa proporcionando situações de leitura e de escrita significativas que levem à prática do reconto para além do simples ato de contar de novo. Recontar é reconstruir uma história à maneira de um novo narrador.
Numa perspetiva de aquisições instrumentais do uso da língua materna, nos programas de ensino, o reconto aparece associado a práticas de escrita com o objetivo de fomentar o domínio de técnicas básicas, a criação de automatismo e de desenvoltura no ato de escrita. Recontar possibilita a apropriação de matrizes de textos e de uma retórica particular, envolvendo estruturas discursivas e lexicais específicas; alarga o conhecimento de formas discursivas distintas das dominadas e/ou conhecidas; permite a adaptação do texto e discurso a outras situações de comunicação e a experimentação da flexibilidade de formas do discurso em função dos contextos.
OBJETIVOS
1. Explorar as potencialidades do ensino do reconto na:
– compreensão da leitura
– competência de escrita
2. Capacitar os docentes para a elaboração, implementação e avaliação de estratégias de ensino e de aprendizagem do reconto que:
– permitam a apropriação da estrutura da narrativa;
– promovam a compreensão leitora e a produção escrita de textos narrativos.
CONTEÚDOS
1. A complementaridade leitura e escrita.
2. O reconto escrito na compreensão da estrutura da narrativa e na produção escrita narrativa.
3. Estruturação de sequências narrativas e a construção do reconto.
4. Qualidades do texto narrativo para a prática do reconto escrito.
5. A avaliação do reconto escrito.
BIBLIOGRAFIA FUNDAMENTAL
Azevedo, Flora. (2000). Ensinar e. aprender. A escrever. Através e para além do erro. Porto Editora. Lda.
Barbeiro, L.; Álvares, Pereira, L. (2011). O Ensino da Escrita: a dimensão textual. DGIDC.
Costa, A., Vasconcelos, S. e Sousa, V. (2010). Muitas ideias, um mar de palavras. Propostas para o ensino da escrita. Fundação Calouste Gulbenkian.
Giasson, J. (1993). A Compreensão na Leitura. Ed. Asa.