Revista Palavras n.º 60-61

Título: Revista Palavras n.º 60-61 Autor: AA. VV. Data de publicação: 2023 Local de publicação: Lisboa Editor: Associação de Professores de Português

Título: Revista Palavras n.º 60-61
Autor: AA. VV.
Data de publicação: 2023
Local de publicação: Lisboa
Editor: Associação de Professores de Português

Revista Palavras n.º 60-61

EDITORIAL
Carla Marques, O ensino da oralidade

ENTREVISTA
Carla Marques e João Pedro Aido entrevistam Joaquim Dolz, Defendo todas as formas de oralidade para desenvolver a linguagem, e todas as formas de oralidade articuladas também no ensino da escrita

Oralidade
Luciana Graça, O ensino da oralidade em sala de aula
o que dizem os professores da educação pré-escolar e do ensino básico, em Portugal

Noémia Jorge, Inês Carreira, Afinal, o que é uma apresentação oral?

José Esteves Rei, A comunicação não verbal na oralidade da prática docente
Ensino, aprendizagem e uso didático

Adelina Castelo, Competência metafonológica na educação pré-escolar, básica e secundária
Alguns (re)conhecimentos e desafios

Ana Boléo, Oralidade no ensino de Português Língua Não Materna
Documentos de Referência e Diferenciação Pedagógica

João Paulo Pereira, ‘Português à Vista’
Plataforma de aprendizagem para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem da compreensão do oral do Português Língua Não Materna

Elisabete Bárbara, Quem tem medo da oralidade? Ninguém
O ensino/aprendizagem do oral a partir do texto literário: os exemplos de Sermão de Santo António aos Peixes e de Frei Luís de Sousa

Luzia Bueno, Débora Amorim G. da Costa-Maciel, Tânia Guedes Magalhães, Letícia Jovelina Storto, Dimensões da oralidade em documentos oficiais da educação no Brasil

Paulo Condessa, Relações humanas e práticas de leitura – um testemunho

Paula Simões, Avaliar a oralidade:
Desafios para um futuro presente?

Escrita e gramática
Lúcia Lemos, Rosa Lídia Coimbra, Inês Cardoso, Texto de opinião no 9.º ano
Uma sequência de ensino

Cláudia Pereira, Joana Bebiano Mendonça, A quantidade de sonhos que temos – os quantificadores
Uma sequência didática para o 1.º Ciclo do Ensino Básico

Fernanda Leopoldina Viana, Iolanda Ribeiro, Irene Cadime, José António Costa, Percurso(s) para a transformação digital
Contributos do recurso digital «Ensinar e Aprender Português»

Última página
O rosto destas palavras