V Jornadas Pedagógicas da APP – Notas biográficas

avaliacao-formativa_logo

 

Antonieta Lima Ferreira

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Universidade de Lisboa, mestre em Avaliação, no Instituto da Educação (ULisboa). Foi Diretora de Serviços de Exames, no Gabinete de Avaliação Educacional (Ministério da Educação) e Assessora técnico-científica do Conselho Nacional de Educação. É professora de Português no Ensino Básico e Secundário, formadora em avaliação das aprendizagens. Atualmente é adjunta do Gabinete do Secretário de Estado da Educação, no Ministério da Educação. Coautora de várias publicações na área da avaliação, nomeadamente: Neves, A. e Ferreira, L. A. (2015). Avaliar é Preciso? Guia prático de avaliação para professores e formadores. Lisboa: Guerra e Paz, Editores, SA.

 

Hélder Pais

É licenciado em Ensino, variante de Educação Física, pelo Instituto Politécnico de Viseu e realizou os seguintes cursos e formações na área da gestão e administração escolar:

FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública –  Instituto Nacional de Administração.

Curso de Gestão em Administração Escolar  do Instituto Superior de Economia e Gestão. 

Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar – Instituto Nacional de Administração , com Especialização em Administração e Gestão Educacional – Universidade Aberta.

 

Paula Cristina Ferreira

É Professora Adjunta Convidada do Departamento de Línguas e Literaturas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

Lecionou Unidades curriculares relacionadas com a escrita, tais como: Oficina de Escrita Académica e Profissional, Géneros Textuais I e II, Redação em Português, Didática da Língua, Língua Portuguesa I e II, Linguística I, II e III, Português língua aplicada à Economia, Português para Fins Específicos.

Orientou teses de mestrado sobre escrita e leitura.

É membro do CI & DEI – Centro de Estudos em Educação

Desenvolve dois projetos de investigação: um sobre Estilos de Aprendizagem e outro sobre Escrita.

É doutorada em Ciências da Linguagem, com especialização em Linguística Aplicada pela UTAD.

É mestre em Linguística Aplicada pela FLUL/IPL.

Tem Pós-graduação em Dificuldades de Aprendizagem Específicas/Dislexia pela ESEPF.

É Licenciada em Ensino de Português e Francês – 3.º Ciclo e Ensino Secundário pela UE.

É Membro da APP (Associação de Professores de Português) e da Dislex – Associação Portuguesa de Dislexia.

É formadora nas seguintes áreas: ciências da linguagem, didática do português e dislexia.

Tem sido oradora em várias conferências e encontros, nacionais e internacionais.

É autora e coautora de várias publicações.

 

 

Adelino Calado

 Tem licenciatura em Educação Física e Desporto e pós-graduação em Administração Escolar.

É formador do Comité Olímpico Internacional.

Foi diretor do Agrupamento de Escolas de Carcavelos (2003 a 2019).

 

Vitória de Sousa

 Tem mestrado em Avaliação em Educação e diploma universitário de especialização em Ciências da Educação – Supervisão pedagógica. É formadora acreditada no domínio de Didáticas Específicas (Português/Língua Portuguesa) pelo CCPFC. 

Integra a Mesa da Assembleia geral, nos órgãos sociais da APP, e é membro da equipa editorial da revista Palavras e da Palavras revista em linha, onde tem a seu cargo a pela secção “100 palavras para falar de livros”.

É autora e coautora de publicações sobre ensino da leitura, da escrita e da oralidade.

 

 

Carla Marques

É doutorada em oralidade (no âmbito da argumentação).

Desempenha funções de consultora em Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

É professora do Ensino Secundário e membro integrado do centro de investigação da Universidade de Coimbra CELGA-ILTEC,

É autora de publicações de caráter científico (nos domínios da oralidade, argumentação, texto de opinião) e de publicações de caráter didático (manuais escolares, edições de apoio ao ensino e gramáticas escolares),

É formadora de professores.

 

Mariana Oliveira Pinto

É professora da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Tem doutoramento em Didática do Português (UAveiro).

Pertence ao Grupo ProTextos, UAveiro onde desenvolve investigação no campo da Didática da Escrita de Português Língua Materna (PLM) e Português Língua Não Materna (PLNM).

Foi coautora dos Programas de Português para o Ensino Básico (2009).

Foi Formadora de formadores do PNEP.

 

Fernanda Lamy

É licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Estudos Portugueses e Franceses e mestre em Supervisão Pedagógica. É, também, formadora do Centro de Associação de Escolas dos concelhos de Albufeira, Lagoa e Silves e Supervisora, pelo IAVE, das provas do Exame Nacional de Português. É igualmente coautora de livros de exercícios de Português e integra um grupo de investigação na área da Educação – formação de professores,  ensino e supervisão – com algumas comunicações e publicações de artigos nestas matérias.