Viajar com «As Naus», de António Lobo Antunes: figurações e discurso(s).

INSCRIÇÕES ABERTAS Formadora: Marina Rocha Modalidade: Ação de curta duração / Formação a distância Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência Número de horas: 6 horas síncronas, na plataforma Zoom da APP Destinatários: Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Data e horário: Segunda-feira dia 5, quarta-feira dia 7 e quinta-feira dia 8 de maio de 2025; das 18:30 às 20:30. Custo da ação: sócia(o)s da APP: 15€ ; não sócia(o)s: 30€; estudantes: 5€

Formadora: Notas curriculares

Marina Alexandra Carvalho da Rocha é licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Variante de Estudos Portugueses e Ingleses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2004). Na mesma instituição concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Aplicada (à obra Ontem Não Te Vi em Babilónia, de António Lobo Antunes – 2008). Como bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e docente da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, concluiu o Doutoramento em Ciências da Linguagem – Linguística Textual (2013), com a tese Para uma abordagem linguística da obra narrativa de António Lobo Antunes, publicada entre 1979 e 2012). Tem experiência na Formação (inicial e contínua) de Professores nas áreas da Língua, Literatura, Didática e Cultura Portuguesas, nas quais continua a desenvolver investigação. Leciona em instituições do Ensino Superior e do Ensino Secundário (Grupo 300) há 22 anos. É autora do manual paraescolar Preparar o Exame de Português de 12º Ano, da Leya Educação. Publicou diversos artigos em revistas científicas, bem como um romance e vários contos (estes últimos premiados em concursos literários).

 

 

 


Objetivos:

• Dotar os Professores de conhecimentos científicos / académicos sobre a biografia e a obra romanesca de António Lobo Antunes.
• Analisar o disposto no número anterior sob o escopo das diferentes áreas da Língua Portuguesa, designadamente Léxico, Morfologia, Sintaxe, Pragmática / Linguística Textual.
• Proporcionar aos docentes o contacto com tarefas práticas de consubstanciação dos temas linguístico-literários abordados para cada nível de ensino.
• Promover a partilha, a reflexão conjunta e o diálogo a partir de perspetivações linguísticas / literárias pessoais de interpretação dos percursos de leitura apresentados pela formadora.
• Estimular o gosto pelo interface entre Linguística, Literatura e História por meio dos referidos percursos de leituras propostos.
• Planear e / ou adaptar recursos educativos, em formato impresso e digital, essenciais à disciplina de Português.
• Promover contextos educativos de inclusão, tolerância, respeito e cidadania ativa.

 

Conteúdos:

Sessão 1 (2 horas síncronas) – 5 de maio (2ª feira):
1. Percursos biográficos de António Lobo Antunes.
2. O escritor na 1.ª pessoa – entrevistas, conversas, fotobiografia.
3. Análise de 2 manuscritos (paratextos).

Sessão 2 (2 horas síncronas) – 6 de maio (3ª feira):
4. Figuração semântico-discursiva nos títulos da obra completa do autor.
4.1 O caso específico do romance: técnica narrativo-discursiva.
4.2 «As Naus» na obra completa de António Lobo Antunes: figuras históricas e símbolos:
Um homem de nome Luís a quem faltava a vista esquerda;
• Pedro Álvares Cabral, Diogo Cão, Manuel de Sousa Sepúlveda, Fernão Mendes Pinto, Francisco Xavier, Vasco da Gama, Garcia da Orta, Dom Miguel de Cervantes Saavedra, entre outros.

Sessão 3 (2 horas síncronas) – 8 de maio (5ª feira):
5. «As Naus»:
5.1 Referentes históricos / figurações simbólicas.
5.2 Divisão capitular; narrador; focalização.
5.3 Discursos dentro do discurso:
5.3.1 a polifonia (linguagem parodiada, citada e palimpséstica);
5.3.1 o cómico.
5.4 O caso da ortografia medieval e quinhentista.
5.5 Algumas propostas didáticas.

Referências bibliográficas 

• Antunes, A.L. (1988): As Naus. Lisboa: Dom Quixote.
• Antunes, A.L. (2005): D’este viver aqui neste papel descripto – Cartas da guerra. Lisboa: Dom Quixote.
• Arnaut, A. P. (2008): Entrevistas com António Lobo Antunes 1979 – 2007 Confissões do Trapeiro. Coimbra: Livraria Almedina.
• Arnaut, A. P. (2018): «Até Que As Pedras Se Tornem Mais Leves Que A Água, António Lobo Antunes». In Revista Colóquio Letras, n. 199. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
• Cabral, E.; Jorge, C.; Zurbach, C. (2003): A escrita e o mundo em António Lobo Antunes – Atas do Colóquio Internacional da Universidade de Évora. Lisboa: Dom Quixote.
• Carvalho, A. M. (2020): «A Outra Margem do Mar, António Lobo Antunes». In Revista Colóquio Letras, n. 204. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
• Coelho, T. (2004): António Lobo Antunes – Fotobiografia. Lisboa: Dom Quixote.
• Faria, I.H.; Pedro, E.R.; Duarte, I.; Gouveia, C. (2007): Introdução à Linguística Geral e Portuguesa. Lisboa: Caminho.
• Fonseca, F. (2004): «Fragmentação e Unidade: Contributos para a análise de formas textuais intencionalmente fragmentárias» In Oliveira, F.; Duarte, I. M. (orgs.) (2004): Da Língua e do Discurso. Porto: Campo das Letras.
• Fonseca, J. (1992): Linguística e Texto / Discurso. Teoria, Descrição e Aplicação. Lisboa: ICALP.
• Mateus et al. (2003): Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
• Rocha, M. (2008): «Sintaxe e Discurso: alguns contributos para uma análise da fragmentaridade em Ontem Não Te Vi Em Babilónia, de António Lobo Antunes». In AAVV (2008) Actas do XXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística (Universidade do Minho). Lisboa: Edições Colibri.
• Rocha, M. (2013): Para uma abordagem linguística da obra narrativa de António Lobo Antunes publicada entre 1979 e 2012. Tese de Doutoramento apresentada à UTAD.
• Seixo, M.A. (2008): Dicionário da obra de António Lobo Antunes. Lisboa: INCM.
• Silva, J. C. (2009): Uma longa viagem com António Lobo Antunes. Porto: Porto Editora.