Os especialistas convidados centraram-se na exploração dos quatro tópicos seguintes:
i. Como organizar e concretizar medidas que contribuam para a valorização e para o prestígio da profissão docente de modo a aumentar a sua atratividade e reforçar a adesão/procura e a retenção de novos profissionais?
ii. Que medidas devem ser adotadas para garantir condições de estabilidade pessoal e profissional, assentes na construção de uma carreira docente valorizada e adequada à complexidade e exigência da profissão?
iii. O que é necessário fazer para melhorar as condições de trabalho dos professores, considerando a centralidade da sua ação curricular e pedagógica, e para tornar as escolas espaços de desenvolvimento das dimensões inerentes ao perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário?
iv. Que dimensões devem ser consideradas na definição e exercício do profissionalismo docente? O que é necessário fazer para reforçar a dimensão coletiva da profissão e para fomentar redes de aprendizagem e comunidades profissionais?
Os tópicos sobre as reflexões da APP podem ser lidos neste linque.
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