15.º ENAPP – 11 e 12 de abril de 2023

NOVAS DATAS PARA INSCRIÇÃO Devido a falhas técnicas no formulário disponibilizado, serão mantido os valores iniciais de inscrição, até dia 2 de abril. INSCRIÇÕES ABERTAS Nos dias 11 e 12 de abril de 2023, realiza-se o 15.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, em Lisboa, na Fundação e Museu do Oriente, e a distância. "Português em jogo e em projeto" é o tema do 15.º ENAPP. Programa e novas informações a seguir! Inscrições aqui

  1. Introdução
  2. Subtemas
  3. Conferencistas
  4. Submissão de resumos
  5. Comissão Científica
  6. Comissão Organizadora
  7. Destinatários
  8. Programa
  9. Inscrição de participantes
  10. Onde ficar

 

Introdução

Gosta de jogar com palavras?
Quando foi a última vez que brincou ao faz de conta?
Quer participar em atividades lúdicas?

Inscreva-se no 15.º Encontro Nacional da Associação de Professores de Português, que se realiza na pausa letiva da Páscoa,  nos dias 11 e 12 de abril de 2023, em Lisboa, na Fundação e Museu do Oriente, e em linha[1]. O 15.º ENAPP é subordinado ao tema “Português em jogo e em projeto”.

O jogo pode ser visto como uma situação de interação social, com um potencial ético, social, ecológico, didático e pedagógico que merece uma reflexão ao nível das práticas escolares e da investigação, do trabalho colaborativo e da valorização da imagem da escola, no contexto de um mundo que coloca desafios novos e imprevisíveis a uma geração de alunos que devem construir e sedimentar uma cultura científica e artística de base humanista, como justamente se reconhece no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e da aplicação dos decretos-lei n.º 54/2018 e 55/2018, de 6 de julho.

No contexto dos documentos curriculares de referência, nomeadamente Aprendizagens Essenciais de Português, em articulação com as competências do PASEO, espera-se que este 15.º Encontro Nacional da APP seja uma oportunidade para professores, investigadores e especialistas proporem e discutirem caminhos e soluções didáticas sobre o papel do jogo e do trabalho de projeto na melhoria das aprendizagens em Português, nos ensinos básico e secundário.

Enquanto estratégia de ensino e aprendizagem, a atividade lúdica pode constituir-se numa opção didática e pedagógica a ser valorizada, no plano do desenvolvimento dos diferentes domínios e competências da disciplina de Português.

Durante o encontro será lançado o jogo A vida das palavras – um jogo de cartas para contar histórias. Inscreva-se  e aproveite  o preço  especial  de lançamento!

[1] As sessões do encontro decorrerão em presença e a distância, na plataforma Zoom.

Subtemas do encontro

  1. Literatura, artes e escrita em projeto
  2. O jogo na aprendizagem da língua, da cultura e da literatura
  3. Projetos interdisciplinares com [a disciplina de] Português
  4. O homem lúdico hoje – o lugar dos jogos na educação

 

Conferencistas

  • Ana Sofia Albuquerque e Aguilar (Universidade de Coimbra):

Investigadora no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra, bolseira da FCT, investigadora convidada da Universidade de Barcelona, doutoranda em “Educação literária na era digital: o contributo da literatura eletrónica”, é tradutora da versão portuguesa de Inanimate Alice, projeto que mereceu o apoio do Plano Nacional de Leitura.

  • Carlos Neto (Universidade de Lisboa)

Um dos maiores especialistas mundiais na área da brincadeira e do jogo e da sua importância para as crianças, para este professor catedrático da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade de Lisboa (UL), brincar é um assunto muito sério. Por essa razão, o trabalho de investigação académica que tem vindo a desenvolver há quase cinco décadas centra-se sobretudo no papel que brincar e jogar têm no desenvolvimento da criança.

  • Patrícia Gouveia (Universidade de Lisboa)

Professora associada da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, curadora da exposição Playmode (MAAT, 11.9-19.12.2019), tem um vasto trabalho sobre experiências multimédia interativas, aprendizagem baseada em jogos, jogos digitais e saúde mental, multimédia e tecnologias interativas, videojogos em Portugal, jogo e poesia, ou a compreensão da cultura dos videojogos, entre outros. Vários dos seus trabalhos, inclusive como curadora, mostram que há um potencial dos sistemas lúdicos para abordar problemas éticos, sociais, humanitários ou ecológicos. A conferência de Patrícia Gouveia inicia os trabalhos da tarde do dia 11 de abril.

 

Submissão de resumos 

  • Os resumos deverão conter de 3000 a 5000 caracteres incluindo espaços. O texto deve sintetizar o conteúdo da comunicação. Se o trabalho a apresentar for empírico, deve conter a contextualização da temática, problema de investigação e pertinência do estudo, objetivos, síntese da metodologia adotada e dos principais resultados. Caso se trate da descrição de um projeto, a estrutura deve ser clara e seguir uma linha orientadora, considerando a contextualização da temática, objetivo, explicitação clara dos procedimentos do projeto e principais reflexões.
  • Palavras-chave: de 3 a 5 palavras separadas por ponto e vírgula (;)

  • Referências bibliográficas: No mínimo,  três referências bibliográficas, de acordo com as normas APA 7.ª edição. Consultar exemplos de formatação.

  • Endereço de correio eletrónico para o envio de resumosaprofport@app.pt
  • Título da mensagem: «15.º ENAPP – submissão de resumo».
  • Prazos:
    • Envio de resumos: 6 de fevereiro de 2023
    • Avaliação das propostas pela comissão científica do encontro: 20 de março de 2023.
    • Mais informações e atualizações: Em breve, neste artigo.

 

Comissão Científica 

  • Ana Albuquerque e Aguilar (Universidade de Coimbra)
  • Ana Luísa Costa (Instituto Politécnico de Setúbal)
  • Carla Marques (Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada)
  • Carla Silva (Associação de Professores de Português)
  • Fernanda Leopoldina Viana (Universidade do Minho)
  • Noémia Jorge (Instituto Politécnico de Leiria)
  • Otília de Sousa (Instituto Politécnico de Lisboa)
  • Paula Cristina Ferreira (Instituto Politécnico de Leiria)
  • Sónia Valente Rodrigues (Universidade do Porto)
  • Filipe Pais (Universidade Noroff, Noruega)
  • Filomena Viegas (Associação de Professores de Português)

 

Comissão Organizadora

  • Dina Morais
  • João Pedro Aido
  • Luís Filipe Redes
  • Maria Vitória de Sousa
  • Paula Figueiredo
  • Teresa Monteiro

 

Destinatários

O 15.º ENAPP terá uma duração de 12 horas. Releva, como formação específica, na área de formação B – Prática pedagógica e didática na docência, para professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350. Releva, como formação geral, para educadores de infância, professores dos ensinos básico e secundário e professores de educação inclusiva.

 

Programa do encontro

Informação para os participantes

Valor da inscrição (até 2 de abril)
    • Sócia(o) da APP e estudantes (presencial) – 45,00€
    • Sócia(o) da APP e estudantes (a distância) – 35,00€
    • Não Sócia(o) da APP (presencial) – 90,00€
    • Não Sócia(o) da APP (a distância) – 70,00€

Inscrições aqui

 

 Onde ficar

Hotéis e apartamentos na proximidade da Fundação / Museu do Oriente