A APP na Consulta Pública da Antena 1

Neste mundo vertiginoso e polarizado, é cada vez mais importante parar para pensar e trocar ideias para pensar melhor. A Antena 1 abre uma Consulta Pública quinzenalmente para aprofundar o debate sobre grandes temas da atualidade – e a APP esteve presente, no dia 27 de setembro, no episódio 15 do programa, sobre ‘a contestação e a falta de professores’.

O programa Consulta Pública foi moderado pelo jornalista Nuno Rodrigues e partiu do seguinte ponto de vista: com sindicatos e governo de costas voltadas, o clima de greves e protestos promete manter-se nas escolas. Até quando poderá durar este braço de ferro? E quais as consequências para alunos e famílias?

O debate contou com João Pedro Aido, vice-presidente da APP, Maria Azevedo, cofundadora e diretora de formação da Teach for Portugal, Santana Castilho, professor universitário e colunista sobre temas de educação, Pedro Freitas, doutorando em Economia na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), cuja investigação se foca em tópicos de Economia da Educação e Capital Humano, tais como medidas de valor acrescentado de professores, diferenciais entre notas internas e externas, razões por detrás da progressão nos testes PISA ou fatores do sucesso no ensino superior, e Joana Rato, Psicóloga da Educação, doutorada em Ciências da Saúde, na especialidade de Neuropsicologia Clínica, e professora no Instituto de Ciências da Saúde da UCP.

Foi um debate urgente, variado, pertinente e com intervenções que se complementaram e permitem olhar para o sistema educativo, neste início do ano letivo, numa perspetiva mais aprofundada que vai muito para lá das questões sindicais que têm ocupado o essencial do espaço mediático nos últimos tempos – e que não podem deixar de ser tidas em consideração para que a escola pública seja menos desigual e tenha a qualidade e a estabilidade necessárias.

Tópicos como a avaliação e o recrutamento dos professores, a gestão das escolas, a formação inicial e contínua, a fundamentação científica das tomadas de decisão políticas, o acompanhamento próximo e robusto de todos os alunos, em particular de todos aqueles que têm mais dificuldades, ou que ficaram para trás no contexto da pandemia, ou que chegam ao sistema educativo e não têm o português como língua materna, entre muitos outros, foram analisados e debatidos num programa que nos ajuda a pensar melhor a educação.

Mais informações aqui.

 

Fonte da imagem aqui.