A APP no Festival 5L e na comunicação social

Na segunda-feira, dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a APP esteve presente no Festival 5L e na comunicação social, na página da agência LUSA.

O Lisboa 5L é um festival literário que decorre em Lisboa, entre 5 e 11 de maio, e que se propõe celebrar simultaneamente a Língua, a Literatura, os Livros, as Livrarias e a Leitura. O festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que tira partido da vida cultural da cidade, mas que pretende, ao mesmo tempo, convidar novos públicos para que descubram autores tanto antigos como modernos, livros tanto recentes como esquecidos e tópicos desafiantes em torno do tema da língua e dos seus falantes.

O programa inclui concertos, conversas, debates, espetáculos, exposições, oficinas e palestras, além de um programa educativo, um programa de parceiros e uma vídeo-instalação, numa grande celebração da prosa e da poesia de autores portugueses e estrangeiros.

 

A APP esteve presente, no âmbito do programa do Dia Mundial da Língua Portuguesa, na conversa e performance «Quando o livro, a leitura e a escrita deixam de ser só um prazer e passam a ser uma obrigação», no Palácio Galveias, às 18 horas.

 

Programa do Festival aqui.

 

Por outro lado, na página da agência LUSA, na segunda-feira, dia 5 de maio, pode ser lido um trabalho do jornalista Diogo Pinto sobre o português do Brasil na sala de aula, com a participação do presidente da direção, João Pedro Aido. Texto aqui – com uma gralha, que ainda não foi corrigida: onde se lê «sendo que nas escolas portuguesas “cerca de um terço dos alunos”, em 2019–2020, eram brasileiros», deve ler-se «sendo que nas escolas portuguesas “cerca de um terço dos alunos imigrantes”, em 2019–2020, eram brasileiros».

 

Fonte da imagem aqui.