Apresentação do livro Didática do Português. Sinais de um Percurso de Vida, de Emília Amor

A Associação de Professores de Português, com o apoio do Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e da Biblioteca de Alcântara, tem o prazer de a/o convidar para o lançamento do livro Didática do Português. Sinais de um Percurso de Vida, de Emília Amor.

A obra Didática do Português. Sinais de um Percurso de Vida, que é editada pela Fundação Manuel Leão com o apoio da APP, vai ser lançada na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, no dia 20 de dezembro, pelas 14 horas, e será apresentada pela Doutora Sónia Valente Rodrigues, Pró-Reitora da Universidade do Porto e Professora na Faculdade de Letras da mesma Universidade.

Na sessão de abertura, participarão a Comissária do Plano Nacional de Leitura, Regina Duarte, a Coordenadora da Biblioteca de Alcântara, Ana Santos, e o  Presidente da Direção da APP, Luís Filipe Redes.

No final da apresentação do livro, há um encontro com a autora e uma sessão de autógrafos.

 

Breve excerto de um livro raro e absolutamente atual de Emília Amor, sócia honorária da APP e uma referência maior em Didática do Português, cujo percurso exemplar, exigente e  rigoroso estabeleceu as fundações da transformação conceptual desta área do saber e cuja obra é um marco, desde a primeira edição, em 1992, do livro Didática do Português– Fundamentos e Metodologia, no campo da formação de professores e no desenvolvimento curricular:

A aprendizagem da escrita é um desiderato inesgotável, um projeto de vida. No vasto território aberto à exploração que ela proporciona, há que ir fazendo pequenas viagens, doseando o espaço, o tempo e o esforço da descoberta, ao ritmo de cada um. Não se aprende a escrever por um caminho único e linear, num percurso com hora de partida e de chegada. Parte-se sempre sem saber exatamente quando e onde se chega. E chega-se sem se saber bem se se avançou ou se recuou. Importante é continuar a viagem…