Áreas críticas da análise gramatical: A didática da gramática com o Ciberdúvidas

INSCRIÇÕES FECHADAS/ESGOTADAS Formadores: Carla Marques & Carlos Rocha Modalidade: Curso / formação a distância Número de horas: 25 horas síncronas + 5 horas assíncronas Destinatários: Professores dos Grupos  200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350, 910 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários : Quarta-feira, 08, 15, 22 e 29 de janeiro de 2025, 05 e 12 de fevereiro de 2025, das 17h00 às 20h00; 19 e 26 de fevereiro de 2025, das 17h00 às 20h30.

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-130794/24
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s APP: 50€; não sócia(o)s: 130€
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade: 1.º sócios APP; 2.º não sócios)

 

Objetivos:

Pretende-se que os formandos
• reflitam sobre o paradigma de estudos gramaticais subjacente aos diferentes documentos legais;
• explorem conhecimentos/capacidades previstos nos documentos legais em vigor para o 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário;
• analisem princípios teóricos associados a cada um dos domínios do conhecimento gramatical;
• avaliem situações complexas ou problemáticas no âmbito das diferentes áreas gramaticais previstas para o ensino do Português.

Conteúdos:

1. O paradigma dos estudos gramaticais nos documentos legais em vigor para o ensino do Português para o 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário (1 h síncrona)
2. Os antecedentes – conhecimentos gramaticais do 1.º ciclo:
• 1.º ciclo: (1h síncrona)
. Morfologia (Flexão e constituintes)
. Classes de palavras
. Sintaxe: frase e grupos de palavras; funções sintáticas; tipos de frase
3. Ensino da gramática no 2.º e 3.º ciclos e Ensino Secundário
• Fonética e fonologia (30′ síncrona)
• Morfologia (1h30 síncrona)
• Classes de Palavras (1h síncrona)
• Sintaxe (5h síncronas – 3h assíncronas)
. Constituintes da frase
. Funções sintáticas
. Divisão e classificação de orações
• Semântica (6h síncronas)
. Valor temporal
. Valor aspetual
. Valor modal
• Linguística textual e pragmática (7h síncronas – 2h assíncronas)
. Atos ilocutórios
. Marcadores discursivos
. Dêixis
. Coesão textual
. Tipologia / sequência textual e género
• Retórica (2h síncrona)
. Figuras de retórica e tropos

Metodologia e estratégias:

As sessões de formação serão teórico-práticas. A metodologia da ação assenta numa intervenção reflexiva, com exposição e discussão/análise de questões de maior complexidade/áreas críticas, promovendo a interação permanente entre o formador e os participantes e transposições didáticas em áreas críticas específicas.

Bibliografia fundamental:

Cunha, C.; Cintra, L. (2015) Nova Gramática do Português Contemporâneo. Figueirinhas.
Mateus, M. H. M.; Duarte, I.; Faria, I. H. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Caminho.
Raposo et al. (2013, 2020). Gramática do Português. Vol. I, II, III, Fundação Calouste Gulbenkian.
Nascimento, Z. S.; Lopes, M.C.V. Domínios. Gramática da Língua Portuguesa. Plátano editora.
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