Retratos das mulheres em Portugal
Este estudo inclui uma infografia com os números que marcam a vida da mulher em Portugal e que pode ser consultada aqui. Sabemos, por exemplo, que 49% dos recém-nascidos são do sexo feminino, mas com o avançar dos anos a situação inverte-se. Sabemos, também, que 94% das raparigas entre os 3 e os 5 anos estão matriculadas no pré-escolar, e que, em 1975, apenas 10% frequentavam o jardim de infância. Com 20 a 24 anos, nove em cada dez jovens têm pelo menos o secundário completo, e que 54% dos alunos do ensino superior são mulheres.
E muito mais. Este estudo é complementado com investigação noutras áreas, como o mercado de trabalho – constatamos aqui que, no mercado de trabalho, a participação feminina tem uma elevada participação, mas persistem desafios estruturais, como a desigualdade salarial, a precariedade e a segregação profissional – e o combate à desigualdade de género: neste podcast é analisada essa desigualdade e o mercado de trabalho, quando se sabe que uma em cada cinco mulheres tem um contrato precário, quase metade trabalha em profissões com salários particularmente baixos e em cada 10 trabalhadores não qualificados há sete mulheres.
Livro Branco sobre a Juventude Lusodescendente
A associação Cap Magellan – Agitateur Lusophone depuis 1991! está a elaborar um Livro Branco sobre a Juventude Lusodescendente, que procura recolher testemunhos, experiências e propostas para fazer um balanço da situação e abrir perspetivas sobre os desafios, aspirações e sucessos da juventude lusodescendente em França e não só.
Quer seja estudante, jovem trabalhador, empresário, associado ou simplesmente preocupado com estes temas, convidamo-lo a partilhar o seu ponto de vista. Cada resposta ajudar-nos-á a construir um documento de referência que poderá ser utilizado para melhor compreender e promover a juventude lusodescendente.
Participação aqui.
Fonte da imagem aqui.