Citação da semana – 21.mar.25

Citação da semana – Sérgio Guimarães de Sousa

«Camilo é tão valioso como um Machado de Assis, um Dante, um Shakespeare», afirma Sérgio Guimarães de Sousa, diretor do Centro de Estudos Camilianos, acrescentando que, «de uma maneira ou de outra”, ainda hoje os portugueses são descendentes da escrita de Camilo Castelo Branco e do seu «universo de eleição», o interior do país e a região Norte.

Para o também professor da Universidade do Minho, Camilo Castelo Branco descende, por seu lado, de um «conjunto estelar» de autores, de Cervantes a Rabelais, «que cultivaram o romance no período em que o romance era inteiramente livre».

«Camilo é um descendente directo desse tipo de criadores livres. É um escritor indisciplinado, irreverente, incondicionalmente livre, que é como quem diz um autor que não segue um rumo fixo, linear, e que subverte os códigos de género», argumenta o investigador, que se doutorou em 2006 no Minho com a dissertação Entre-dois. Desejo e Antigo Regime da Ficção Camiliana.

Sérgio Guimarães de Sousa (2025). «Camilo é tão valioso como Machado de Assis, Shakespeare ou Dante». Público em linha, 15 de março de 2025.

 

 

As comemorações do bicentenário de Camilo Castelo Branco foram lançadas pelo Centro de Estudos Camilianos e Casa de Camilo no ano passado e prosseguem este ano, com destaque para vários momentos, como o congresso internacional que decorreu até dia 16 de março, na Casa de Camilo.

Até 31 de agosto, no Centro de Estudos, será possível visitar a exposição Jorge. Desenhos do meu filho, constituída por desenhos da coleção do filho de Camilo Castelo Branco e Ana Plácido, iniciativa que se fez acompanhar pela edição de um catálogo. A exposição tem curadoria de Stephanie Franco.

 

Fonte da imagem aqui.