Curso de formação para professores iniciantes na docência do PLNM – 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico

HISTÓRICO DA FORMAÇÃO Formador(es): Tiago Miguel Neves da Silva Machete Modalidade: Curso / Formação PRESENCIAL Número de horas: 25 horas Destinatários: Professores dos Grupos 110, 200, 210, 220 (N.º 1 do Art. 8.º e Art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: Datas: 13, 20 e 27 de janeiro de 2024 Horas: Das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h20 Local de realização: SEPLEU - Av. de Paris, nº 4 - 3º Esq. LISBOA

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120480/23
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática da docência
Custo da ação: sócia(o)s APP ou SEPLEU: 20€; não sócia(o)s: 80€
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade: 1.º sócios APP e SEPLEU; 2.º Não sócios)

Objetivos:

No final do curso de formação, os formandos deverão ser capazes de:
(1) Distinguir conceitos essenciais e relacioná-los com situações reais;
(2) Conduzir o processo de sinalização dos alunos falantes de PLNM;
(3) Identificar e interpretar o suporte legislativo;
(4) Relacionar o suporte legislativo com casos reais;
(5) Reconhecer a importância e utilidade dos documentos orientadores, nomeadamente o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, o Portefólio Europeu de Línguas e as Aprendizagens Essenciais;
(6) Identificar os diferentes níveis de proficiência linguística;
(7) Identificar as fases do processo de avaliação da proficiência linguística dos alunos;
(8) Produzir itens capazes de serem usados em instrumentos de avaliação da proficiência linguística dos alunos;
(9) Produzir e adaptar materiais didáticos para o desenvolvimento da compreensão e expressão oral e da compreensão e expressão escrita, adequados ao perfil sociolinguístico dos alunos;
(10) Planificar e construir uma aula de PLNM de 50 minutos.

Conteúdos:

1 – Conceitos fundamentais: português língua materna, português língua segunda, português língua estrangeira, português língua de herança, português língua oficial, português língua nacional, português língua de escolarização, português língua não materna;
2 – Análise do suporte legislativo;
3 – O Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas;
4 – O Portefólio Europeu de Línguas;
5 – As aprendizagens Essenciais A1, A2 e B1;
6 – O perfil sociolinguístico;
7 – Avaliação da proficiência linguística;
8 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção oral;
9 – Orientações metodológicas para o trabalho de compreensão e produção escrita;
10 – Modelo de percurso didático.

Metodologia e estratégias:

6 horas): Em grupo, os formandos definem conceitos e, em grande grupo, constroem uma definição conjunta. O formador apresenta a legislação e os formandos, num curto debate, expõem dúvidas no que concerne a implementação do PLNM.

(3 horas): O formador apresenta os documentos de referência, que serão utilizados pelos formandos durante a formação, a saber: o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas, o Portefólio Europeu de Línguas e as Aprendizagens Essenciais.

Bibliografia fundamental:

Conselho da Europa, Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – Aprendizagem, ensino, avaliação, Porto, Edições ASA, 2001.
Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular; Aprendizagens Essenciais; 2018. http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0.
MADEIRA, A., et al, Estudo de caracterização e avaliação de impacto da aplicação do Português Língua Não Materna (PLNM) no ensino básico (1.º, 2.º e 3.º ciclos) e no ensino secundário, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2014. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/estudo_plnm.pdf.
MADEIRA, A., et al, Proposta de Orientações Programáticas de Português Língua não Materna (PLNM) para os Ensinos Básico e Secundário, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2014. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/2_proposta_de_orientacoes_programaticas_plnm.pdf.
MADEIRA, A., et al, Protótipos de materiais e recursos para o ensino do Português Língua não Materna (PLNM) nos Ensinos Básico e Secundário, Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2014. http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/EBasico/PLNM/4_prototipos_de_materiais_e_recursos_plnm.pdf.