VII Jornadas Pedagógicas da APP: Português ao encontro de falantes de outras línguas

HISTÓRICO DA FORMAÇÃO Formadores: Carla Silva, Luís Filipe Redes e Teresa Monteiro Modalidade: Ação de curta duração / Formação a distância Número de horas: 6 horas a distância Destinatários: Professores dos grupos 110, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350 (n.º 1 do art. 8.º e art. 9.º do RJFCP) Datas e horários: 6 de setembro de 2024, 9h30 - 12h30 e 14h00 - 17h00

A Associação de Professores de Português (APP)  promove uma reflexão sobre o ensino do Português Língua Não Materna nas VII Jornadas Pedagógicas da APP: Português ao encontro de falantes de outras línguas, que vão decorrer no dia 6 de setembro de 2024, a distância (na plataforma Zoom) e que está certificada como ação de formação de curta duração (ACD).

Duas notícias do Expresso, em 28 de julho e 4 de agosto de 2023 (pág. 17), mostram a dimensão das mudanças que estão a ocorrer nas escolas, na sequência de fluxos migratórios para países como Portugal, em que há uma forte tendência para o envelhecimento da população. Alguns dados: «no próximo ano letivo [2023/24] há mais 10.186 alunos inscritos no 3.º ciclo; no pré-escolar são mais 5400; (…) 16% das matrículas para o pré-escolar e para o 1.º ciclo são de estrangeiros. São mais de 30 mil crianças.»

Segundo o «Atlas dos Alunos de Origem Imigrante: quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal» (ISCTE – Observatório das Desigualdades), os alunos com origem imigrante inscritos nas escolas públicas dos ensinos básico e secundário passaram de 14% do total de alunos, em 2012/2013, para 17%, em 2019/2020, com um aumento, tanto absoluto (+3.336 alunos) como relativo (+3,03 pontos percentuais). Os alunos de primeira geração passaram a representar 39,7%, em 2019/2020, correspondente a 57.637 alunos (mais 7.155 face a 2012/2013). O aumento da primeira geração acompanha a recente retoma da imigração, particularmente a partir de 2015, após o período de crise financeira e austeritária.

Sendo a escola a garantia de integração e de inclusão de todas as nacionalidades de um número crescente de alunos estrangeiros, o que fazer perante este problema complexo, num contexto em que alguns conceitos não são claros (língua materna – pluricêntrica – e língua não materna vs. língua estrangeira, língua segunda, interlíngua, língua de herança, code-mixing e code-switching, third space e translanguaging) e em que as escolas não sabem muito bem como dar uma resposta – didática e pedagógica – eficaz e de qualidade a todos estes alunos?

Em resposta a um pedido feito pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), a direção da APP realizou uma reflexão em que apresenta um conjunto de preocupações e recomendações para a definição de um Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira.

Estes são alguns dos desafios que queremos ver discutidos nestas Jornadas:

Que barreiras existem na escola para dar voz a um PLNM para todos os alunos estrangeiros?

Como podemos apoiar os alunos?

Como podemos apoiar os professores?

 

Contamos com a sua participação!

 

 

Inscrições aqui.

 

 

 

Programa

 

MANHÃ (3h)

9h15-9h30 |  Sessão de abertura

9h30-10h30 | Conferência de abertura

– Maria Helena Ançã (Universidade de Aveiro) 

[Moderação: Luís Filipe Redes]

10h30-10h45 | Pausa

10h45-12h45 | Painel «Diversidade e integração»

– Ana Filipa Cândido, Inês Tavares e Teresa Seabra, autoras do «Atlas dos Alunos de Origem Imigrante: quem são e onde estão nos ensinos básico e secundário em Portugal» (ISCTE – Observatório das Desigualdades)

– Lina Marques, apresentação do projeto Filosofia Plural (Escola Secundária de Camões)

– Alexandra Barreto e Anabela Pereira, partilha de boas práticas (AE Patrício Prazeres)

[Moderação: João Pedro Aido]

 

12h45-14h | Almoço

 

TARDE (3h)

14h-16h | Painel «Boas práticas»

Teresa Oliveira, equipa de educação da Fundação Aga Khan

– Especialistas convidados: Ana Josefa Cardoso, Ana Paula Dias / Catarina Faustino

[Moderação: Filomena Viegas]

16h-16h15 | Pausa

16h15-17h15 | Painel «Política de língua»

– Lina Varela,  Chefe de Divisão de Educação Pré-Escolar e do Ensino Básico da Direção-Geral da Educação (DGE)

Isabel Sebastião, Coordenadora do Ensino Português em França – Camões, I.P.

[Moderação: Carla Silva]

     

17h15 | Encerramento

 

17h30 | Assembleia Geral e Eleitoral

                 

  

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