O programa deste curso, ministrado pela professora Sandra Pereira Vinagre, é apresentado deste modo:
«Serão visionadas e analisadas releituras contemporâneas de tragédias gregas, aplicando conceitos dos estudos de recepção para compreender como essas obras têm sido adaptadas em períodos de crise, como o nacional-socialismo na Alemanha, a ditadura e crise financeira em Portugal (2010-2014), a crise dos refugiados e o conflito Israel-Palestina. Através da análise dessas transformações e da interacção entre texto, representação e contexto, este curso visa refletir sobre a relevância das tragédias gregas no teatro moderno e o papel do teatro como ferramenta política e social.»
Não são exigidos pré-requisitos. As sessões decorrem à segunda, quarta e sexta-feira, das 18 às 20 horas, de 2 a 30 de junho de 2025.
Os estudantes e sócios da APP têm desconto na inscrição, que termina no dia 3 de junho.
Inscrições em linha no código QR da imagem.
A professora Sandra Pereira Vinagre, autora de As Mulheres Troianas da Síria, é mestre e doutora em Estudos Clássicos e investigadora no Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa, desde 2012.
O curso procura compreender o contexto histórico, social, cultural e político do teatro grego; aplicar conceitos fundamentais dos estudos de receção na análise de representações contemporâneas de tragédias gregas; desenvolver uma visão crítica sobre a relação entre os textos antigos e as suas releituras modernas; e refletir sobre as tragédias gregas enquanto ferramenta de crítica e mobilização em contextos de crise.
Conteúdos programáticos do curso:
– O teatro grego em contexto: contexto histórico, festivais, o teatro como expressão política e o seu carácter educacional.
– Estudos de receção: definição, história, teorias, conceitos e metodologias fundamentais para a análise da receção de tragédias antigas ao longo do tempo.
– A figura de Cassandra: a sua representação na Antiguidade e a sua receção durante o nacional-socialismo, na Alemanha, e em Portugal, no contexto da crise financeira 2010-2014.
– A tragédia Troianas, de Eurípides: análise da tragédia e a sua receção em contextos de guerra no século XX e em narrativas sobre refugiados no século XXI.
– A tragédia Antígona, de Sófocles: análise da tragédia e a sua receção em Portugal durante a ditadura e no contexto do conflito Israel-Palestina.
– Desafios e potencialidades da adaptação do teatro grego na contemporaneidade e o papel do teatro como ferramenta política e social.
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