Registo de acreditação: CCPFC/ACC-133501/25
Área de Formação: B – Prática pedagógica e didática na docência
Custo da ação: sócia(o)s da APP e do SEPLEU: 50€ ; não sócia(o)s: 130€; estudantes: 15€
Número máximo de inscritos: 20 (prioridade a sócios da APP/SEPLEU)
Formadora: Notas curriculares
Maria da Encarnação Silva é licenciada em Ensino (Variante de Português Francês) pela Escola Superior de Educação de Lisboa e mestre em Linguística do Texto pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
Exerceu funções docentes, como professora adjunta, na Escola Superior de Educação de Lisboa.
Tem experiência na formação inicial e contínua de professores nas áreas da didática da leitura e da escrita e da literatura para a infância e juventude.
Tem desenvolvido investigação nas mesmas áreas. Foi professora de 1.º ciclo do ensino básico.
Objetivos:
O objetivo geral desta ação é contribuir para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem da leitura no 1.º CEB. Tendo este grande objetivo como meta pretende-se:
• Entender a complexidade do ato de ler na sua dupla dimensão: decifração e compreensão;
• Criar contextos promotores de sucesso na aprendizagem inicial da leitura e escrita;
• Equacionar as práticas de iniciação à leitura e à escrita à luz dos dados da investigação recente e tendo em conta as características do português como língua que assenta no princípio alfabético;
• Identificar os processos envolvidos na compreensão de diferentes géneros textuais e compreender que os mesmos podem e devem ser ensinados;
• Distinguir entre leitura utilitária e leitura literária;
• Delinear estratégias de promoção do livro e da leitura.
Conteúdos:
A iniciação à leitura e à escrita:
• A complexidade do ato de ler;
• Fatores que condicionam o sucesso na aprendizagem inicial da leitura;
• Métodos e modelos de leitura;
• Ensino e aprendizagem da decifração: estratégias e materiais.
Compreensão de diferentes géneros textuais:
• Modelo de compreensão da leitura;
• Competências complexas de leitura;
• Avaliação da leitura;
• Compreensão de diferentes géneros textuais;
• Leitura para construção de conhecimento.
A leitura literária:
• Vantagens do contacto precoce com a literatura para a infância;
• O que fazer com a literatura na sala de aula;
• Critérios de seleção de obras;
• Estratégias de promoção da leitura.
Metodologia de realização da ação:
As sessões decorrerão na modalidade síncrona (20 horas) e assíncrona (10 horas). Nas sessões síncronas apresenta-se informação estruturada como forma de partilhar investigação recente; partilham-se, discutem-se e sistematizam-se leituras feitas; identificam-se e discutem-se práticas; identificam-se situações problema e equacionam-se possíveis soluções.
Nestas sessões haverá lugar a momentos de trabalho em grande grupo e de trabalho em pequenos grupos seguido de partilha e discussão. Haverá, da parte da formadora, uma grande preocupação em articular a teoria com os modos de ação em sala de aula, considerando o antes, o durante e o depois da ação e as situações e materiais de ensino e aprendizagem adequados.
Nas sessões assíncronas serão propostas leituras a realizar de acordo com guiões previamente fornecidos, análise de materiais de ensino e aprendizagem e produção de materiais didáticos devidamente fundamentados e enquadrados.
Bibliografia fundamental:
Giasson, J. (2000). A Compreensão Na Leitura. Edições Asa.
Giasson, J. (2007). La Lecture – De la théorie à la pratique. De Boeck.
Martins, M.A., Niza, I. (1998). Psicologia da aprendizagem da linguagem escrita. Universidade Aberta.
Sim-Sim, I. (2009). O Ensino da Leitura: A decifração. Ministério da Educação – DGIDC.
Viana, F.L, Ribeiro, I., Fernandes, I., Ferreira, A., Leitão, C., Gomes, S., Mendonça, S., Pereira, L. (2010). Aprender a Compreender Torna Mais Fácil o Saber. Edições Almedina