Destaques do Ciberdúvidas – 27.set.24

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa é um serviço público gratuito e sem fins lucrativos que responde a questões e presta informações a todos os que querem saber sempre mais sobre a língua portuguesa – o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Esta semana damos conta de alguns destaques recentes, um artigo e duas respostas na rubrica Consultório – o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa inclui ainda as rubricas seguintes: Acordo Ortográfico, Antologia, Controvérsias, Diversidades, Pelourinho, Ensino, Literatura, Lusofonias, O nosso idioma, além da nova rubrica O Ciberdúvidas Responde, entre outros.

 

Fernando Pestana, gramático e professor de Português formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Linguística pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, discute, neste artigo, alguns dilemas dos alunos brasileiros em Portugal.

Por exemplo:

i. Um aluno brasileiro é inscrito numa escola pública no 2.º ciclo, que compreende os anos finais do ensino fundamental no Brasil;

ii. A sua maneira de usar a língua portuguesa é diferente da maneira como os seus colegas e professores a usam, o que pode gerar um desconforto inicial entre todos.

Que dilemas enfrenta o professor de Português e o que deve ou pode fazer? Esse é o desafio a que Fernando Pestana responde, sugerindo o que poderia ser uma ação de formação para capacitar esse professor para uma resposta didática e pedagógica que permita criar um ambiente saudável de compreensão e respeito mútuos.

 

Na rubrica Consultório, que permite que os consulentes façam perguntas aos especialistas do Ciberdúvidas – mas verificando primeiro se não existe já uma pergunta que tenha sido feita anteriormente e que responda a essa dúvida –, destacamos, esta semana, duas questões:

i. Uma pergunta sobre o uso dos advérbios «tão» e «tanto» em construções de comparativos de igualdade. A resposta «Tanto frio» vs. «tão frio» pode ser consultada aqui.

ii. Uma pergunta sobre a diferença entre «Dá-o» e «dá-lo». A resposta sobre o uso de pronomes de complemento direto pode ser lida aqui.

 

Mais informações aqui.

 

Fonte da imagem aqui.