Na rubrica Artigos, destacamos os textos
«A Cidade Eterna e a sua referência presente na língua», em que Inês Gama destaca alguns provérbios relacionados com a cidade de Roma. E não apenas os conhecidíssimos «todos os caminhos vão dar a Roma» ou «Em Roma, sê romano». Artigo e mais provérbios aqui.
«Brain rot: o neologismo que reflete os desafios da era digital», em que Sara Mourato reflete sobre o neologismo que exprime uma «podridão cerebral», palavra do ano, em 2024, para a Oxford University Press (OUP), e que surge pela primeira vez, em 1854, no livro Walden, de Henry David Thoreau, que relata as suas experiências de vida simples no mundo natural. Artigo aqui.
Na rubrica Consultório, que permite que os consulentes façam perguntas aos especialistas do Ciberdúvidas – mas verificando primeiro se não existe já uma pergunta que tenha sido feita anteriormente e que responda a essa dúvida –, destacamos, esta semana, quatro questões:
i. A pergunta «Oração comparativo-condicional: “como se o conhecêssemos”», cuja resposta, que pode ser lida aqui, mostra que essa oração pode ser considerada «como comparativo-condicional, uma classificação que não está prevista no Dicionário Terminológico e que, por esta razão, não se adequa ao contexto do ensino não superior».
ii. A resposta a uma pergunta sobre o advérbio «Nunca e os conectores» pode ser lida neste artigo, em que se mostra que na frase «É música livre, porque imprevisível, nunca sabemos por onde irá seguir, mas nunca fica perdida, nunca abdica de se ancorar na estrutura.» o advérbio nunca não está a desempenhar uma função conetiva.
iii. Uma pergunta sobre «Estrutura clivada e complementador». A resposta, que discute a função sintática da frase «que Pessoa começou a colaborar», em «Foi com ele e com os saudosistas que Pessoa começou a colaborar, ao alcançar a plena maturidade como escritor.», pode ser lida neste artigo.
iv. Uma pergunta sobre «O complemento de incentivar». A resposta, que pode ser lida neste linque, mostra que não se pode considerar correta a fase em apreço («Estas t-shirts, que julgo que já estão expostas, são incentivadas pelo Sr. Diretor para uso em saídas ao exterior.», embora do ponto de vista meramente sintático a sua estrutura corresponda às características do verbo incentivar.
No âmbito da intenção de alargamento da ação do Ciberdúvidas nas redes sociais, foi lançado, como os sócios da APP já sabem, O Ciberdúvidas Vai às Escolas.
Este novo projeto leva o Ciberdúvidas às escolas onde se ensina a língua portuguesa, em Portugal e no mundo. Aí, de forma presencial ou à distância, um consultor do Ciberdúvidas esclarece, ao vivo e em direto, as dúvidas que os alunos têm relacionadas com questões gramaticais.
Estas sessões são gravadas em formato vídeo e serão divulgadas, posteriormente, nas redes sociais do Ciberdúvidas, no formato de vários pequenos vídeos (ou reels), que dão a conhecer o esclarecimento dado a cada uma das dúvidas apresentadas, de modo a que outros alunos e professores possam ter acesso aos conhecimentos envolvidos, para esclarecer dúvidas ou sistematizar conhecimentos.
As escolas interessadas em participar neste projeto, recebendo o Ciberdúvidas presencialmente ou à distância, poderão contactar os responsáveis pelo projeto por correio eletrónico: ciberduvidas@iscte-iul.pt
Esta semana, destacamos aqui o vídeo 10 com a resposta à dúvida colocada por um estudante da Escola Portuguesa de Díli: «Como se pode distinguir uma oração coordenada explicativa de uma oração subordinada causal?»
Na rubrica Ciberdúvidas Responde (edição temas natalícios), destacamos, no episódio 12, a resposta à seguinte questão:
«Qual o diminutivo e aumentativo de Natal?»
A resposta, dada pelo consultor Carlos Rocha, pode ser consultada neste vídeo.
Mais informações e imagem aqui.