Destaques do Ciberdúvidas – 29.11.24

O Ciberdúvidas da Língua Portuguesa é um serviço público gratuito e sem fins lucrativos que responde a questões e presta informações a todos os que querem saber sempre mais sobre a língua portuguesa – o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Esta semana destacamos dois artigos, cinco respostas na rubrica Consultório, a rubrica «O Ciberdúvidas Vai às Escolas» e a rubrica «Ciberdúvidas Responde».

Na rubrica Artigos, destacamos os textos

«O adjetivo rocambolesco − O caso dos adjetivos que derivam de nomes de personagens literárias», em que Inês Gama mostra como este vocábulo e outros podem ser «o reflexo dos universos que criamos e da arte, tal como a literatura, tendo sempre por base a forma como nos comportamos e movimentamos na sociedade».

«“O mesmo”, uma jabuticaba só nossa − Um uso condenado no Brasil», em que o linguista brasileiro Fernando Pestana argumenta que 99,99% dos gramáticos e (pasmem!) linguistas brasileiros condenam o uso de expressões como «Antes de entrar no elevador, verifique se “o mesmo” encontra-se parado neste andar.», dizendo que «tal expressão não faz parte da norma culta – até aqueles estudiosos mais liberais, como Marcos Bagno, consideram «o mesmo» uma hipercorreção linguística, ou seja, um uso que reflete o ato de corrigir erradamente o que está certo.»

 

Artigos aqui e aqui.

 

 

Na rubrica Consultório, que permite que os consulentes façam perguntas aos especialistas do Ciberdúvidas – mas verificando primeiro se não existe já uma pergunta que tenha sido feita anteriormente e que responda a essa dúvida –, destacamos, esta semana, cinco questões:

 

i. Uma pergunta sobre a «Dêixis no verso “O que em mim sente está pensando”»:

Na frase «O que em mim sente está pensando», as formas verbais, apesar de pertencerem à 3.ª pessoa, visto que do ponto de visto pragmático correspondem à primeira pessoa, são deíticos pessoais e temporais?»

A resposta a esta questão muito complexa pode ser lida aqui.

 

ii. Uma pergunta sobre «Ter permissão de» e «ter permissão para». A resposta, que pode ser consultada aqui, mostra que ambas as formas são possíveis.

 

iii. A resposta a uma pergunta sobre «A formação de sobreconfiança» e a sua validade na língua portuguesa pode ser lida neste artigo.

 

iv. Uma pergunta sobre a coesão referencial em «Nesse aspeto, o Reino do Butão…», tendo em conta o excerto «Desde aí o país tem seguido uma visão alternativa e holística do desenvolvimento que dá ênfase não apenas ao crescimento económico mas também à cultura, à saúde mental, à compaixão e à comunidade. Nesse aspeto, o Reino do Butão tem vindo a destacar-se.»

A resposta sobre o mecanismo de coesão presente na expressão «nesse aspeto» pode consultada aqui.

 

v. Uma pergunta sobre «A subclasse de converter», no seguinte excerto do Sermão de Santo António (aos peixes), do Padre António Vieira: «Quero acabar este discurso dos louvores e virtudes dos peixes com um que não sei se foi ouvinte de Santo António e aprendeu dele a pregar. A verdade é que me pregou a mim, e se eu fora outro, também me convertera.»

A resposta mostra que o verbo converter está a ser usado como transitivo direto e pode ser lida aqui.

 

 

No âmbito da intenção de alargamento da ação do Ciberdúvidas nas redes sociais, foi lançado, como os sócios da APP já sabem, O Ciberdúvidas Vai às Escolas.

Este novo projeto leva o Ciberdúvidas às escolas onde se ensina a língua portuguesa, em Portugal e no mundo. Aí, de forma presencial ou à distância, um consultor do Ciberdúvidas esclarece, ao vivo e em direto, as dúvidas que os alunos têm relacionadas com questões gramaticais.

Estas sessões são gravadas em formato vídeo e serão divulgadas, posteriormente, nas redes sociais do Ciberdúvidas, no formato de vários pequenos vídeos (ou reels), que dão a conhecer o esclarecimento dado a cada uma das dúvidas apresentadas, de modo a que outros alunos e professores possam ter acesso aos conhecimentos envolvidos, para esclarecer dúvidas ou sistematizar conhecimentos.
As escolas interessadas em participar neste projeto, recebendo o Ciberdúvidas presencialmente ou à distância, poderão contactar os responsáveis pelo projeto por correio eletrónico: ciberduvidas@iscte-iul.pt

Esta semana, destacamos o vídeo 8 com a resposta à dúvida sobre o «Campo lexical vs. Hiperonímia-hiponímia», colocada pelo estudante Robinson da Costa, da Escola Portuguesa de Díli.

 

 

Na rubrica Ciberdúvidas Responde (edição temas natalícios), destacamos, no episódio 11, a resposta à seguinte questão:

«Qual o plural de Pai Natal?»

A resposta, dada por Sara Mourato, pode ser consultada neste vídeo.

 

 

Mais informações e fonte da imagem aqui.