Na rubrica Artigos, destacamos um texto:
i. O artigo «A locução “cerca de”», em que Carla Marques analisa o valor e o contexto em que pode surgir esta locução prepositiva. Artigo aqui.
Na Montra de Livros, Inês Gama destaca a obra Desafios e Descobertas. Perspe(c)tivas do Português como Língua Não Materna, organizada por Vanessa Gomes Teixeira Anachoreta e Andreia Catarina Vaz Warrot, que «reúne diferentes perspetivas de investigadores e professores sobre os desafios e inovações no ensino de PLNM». Excerto do artigo, que pode ser lido aqui:
«De entre os vários textos desta compilação, destacamos «O discurso informal: aplicação em portuguesa língua estrangeira (português europeu)», de Andreia Catarina Vaz Warrot, que explora o uso do discurso informal no ensino de PLNM. Neste texto, são analisadas algumas formas próprias da oralidade, como as repetições, as redundâncias, as hesitações, entre outros fenómenos, a partir de um corpus de conversas orais informais. O objetivo deste trabalho é, posteriormente, disponibilizar o corpus de análise a aprendentes de PLNM de modo a confrontá-los com o tipo de discurso que muitas vezes têm dificuldades em compreender e em reproduzir.»
Na rubrica Consultório, que permite que os consulentes façam perguntas aos especialistas do Ciberdúvidas – mas verificando primeiro se não existe já uma pergunta que tenha sido feita anteriormente e que responda a essa dúvida –, destacamos, esta semana, quatro questões:
i. Uma pergunta sobre «Datas e colocação de pronomes», cuja resposta, que pode ser lida aqui, discute a posição dos pronomes clíticos no Português Europeu (PE).
ii. Uma pergunta sobre «a metáfora “a abominável onda”», que ocorre nos versos «Que a abominável onda/ O não molhe tão cedo.», de Ricardo Reis, entre outros recursos expressivos que podemos identificar nesse poema, tal como podemos constatar neste artigo.
iii. Uma pergunta os «valores aspetuais perfetivo e imperfetivo», que podemos identificar na frase «Ofélia resolveu explicar o que sentia num bilhete, mas não sabia ao certo que palavras utilizar». A resposta, que pode ser lida aqui, mostra que podemos identificar diferentes valores aspetuais, associados às diferentes situações descritas na frase.
iv. Uma pergunta sobre «Adjuntos adnominais e vírgulas», cuja resposta, dada no quadro da terminologia gramatical que é utilizada no Brasil, pode ser consultada aqui.
No âmbito da intenção de alargamento da ação do Ciberdúvidas nas redes sociais, foi lançado, como os sócios da APP já sabem, O Ciberdúvidas Vai às Escolas.
Este novo projeto leva o Ciberdúvidas às escolas onde se ensina a língua portuguesa, em Portugal e no mundo. Aí, de forma presencial ou à distância, um consultor do Ciberdúvidas esclarece, ao vivo e em direto, as dúvidas que os alunos têm relacionadas com questões gramaticais.
Estas sessões são gravadas em formato vídeo e serão divulgadas, posteriormente, nas redes sociais do Ciberdúvidas, no formato de vários pequenos vídeos (ou reels), que dão a conhecer o esclarecimento dado a cada uma das dúvidas apresentadas, de modo a que outros alunos e professores possam ter acesso aos conhecimentos envolvidos, para esclarecer dúvidas ou sistematizar conhecimentos.
As escolas interessadas em participar neste projeto, recebendo o Ciberdúvidas presencialmente ou à distância, poderão contactar os responsáveis pelo projeto por correio eletrónico: ciberduvidas@iscte-iul.pt
Esta semana, destacamos o vídeo 15 com a resposta à dúvida colocada por um estudante da Escola Secundária Fernando Namora (Condeixa-a-Nova): «Qual a concordância correta com «a maioria de…?»
A resposta, dada pela consultora Carla Marques, pode ser consultada neste vídeo e destaca as duas perspetivas possíveis: uma concordância sintática ou uma concordância siléptica.
Na rubrica Ciberdúvidas Responde, destacamos, no episódio 20, a resposta à seguinte questão: «Qual a expressão correta: “o cantar dos reis” ou “o cantar os reis”?»
Assista a este vídeo para saber a resposta, dada por Carlos Rocha.
Mais informações e imagem aqui.