Esta semana damos conta de alguns destaques recentes, um artigo e duas respostas na rubrica Consultório.
O artigo «O que torna uma palavra ofensiva», de Inês Gama, pode ser lido aqui e mostra como «As palavras que muitas vezes usamos podem ter impacto e causar sentimentos diversos em quem os recebe. Elas podem ser de encorajamento, suscitando confiança e segurança, podem ser de amor, demonstrando carinho por parte de quem as transmite ou, pelo contrário, podem ser insultos, provocando assim zangas e criando ressentimentos. Muitos insultos podem advir de um intuito deliberado de magoar alguém ou podem ser, ao invés, resultado do desconhecimento sobre as suas possíveis interpretações por parte da pessoa que proferiu a palavra.»
Na rubrica Consultório, que permite que os consulentes façam perguntas aos especialistas do Ciberdúvidas – mas verificando primeiro se não existe já uma pergunta que tenha sido feita anteriormente e que responda a essa dúvida –, destacamos, esta semana, duas questões:
i. Uma pergunta sobre a diferença entre conjunção e advérbio conectivo. A resposta «Conjunção vs. advérbio conectivo» pode ser consultada aqui.
ii. Uma pergunta sobre a função sintática do constituinte «nem sempre». A resposta «Modificador do grupo verbal: “nem sempre”» pode ser consulta aqui.
Mais informações aqui.
Fonte da imagem aqui.