Na rubrica Artigos, destacamos dois textos:
i. O artigo «Duplos particípios: eis um problemão», sobre esse «imbróglio na norma-padrão». A longa reflexão de Fernando Pestana, que pode ser consultada aqui, termina com a confissão de que, «Para resolver esse imbróglio do particípio duplo, será preciso fazer uma pesquisa inédita e vultosa em corpus contemporâneo de linguagem verdadeiramente culta (textos dos melhores escritores do idioma – literários e não literários).» Alguém se atreve, pergunta o autor?
ii. O artigo «Verbos para o Carnaval», em que Carla Marques reflete sobre «carnavalear» e «carnavalizar» como «formas derivadas de Carnaval, que têm registo dicionarístico e estão presentes nalguns textos integrados em corpus distintos» e que podem descrever situações relacionadas com este período festivo. Artigo neste linque.
Na rubrica Consultório, que permite que os consulentes façam perguntas aos especialistas do Ciberdúvidas – mas verificando primeiro se não existe já uma pergunta que tenha sido feita anteriormente e que responda a essa dúvida –, destacamos, esta semana, três questões:
i. Uma pergunta sobre o «verbo raiar («atingir»)», como verbo transitivo direto ou verbo associado a um complemento introduzido por preposição. Resposta aqui.
ii. Uma pergunta sobre «A sintaxe do verbo submeter» e o constituinte «a uma regra», em frases como «Submetendo-os a uma regra». Resposta neste artigo.
iii. Uma pergunta sobre «O verbo reduzir com regência». A resposta, que pode ser lida aqui, mostra que, na sua estrutura original, o verbo deve reger a preposição a, mas já há muitos registos de uso do verbo reduzir com a preposição para.
Na Montra de Livros, Inês Gama destaca neste artigo o livro de ata Investigação, Práticas e Contextos em Educação, de vários autores, em que se exploram temas relacionados com a educação para a diversidade, educação para os média ou ainda educação para a ciência.
Dos artigos aqui reunidos, Inês Gama destaca «A literatura no Jardim de Infância: refletindo e investigando práticas socializadas em torno dos livros», da autoria de Marta Marques, Sónia Correia e Maria José Gamboa. Neste trabalho, diz a autora, «apresenta-se uma investigação realizada sobre as práticas de leitura de crianças em idade pré-escolar e o papel do educador de infância enquanto mediador do envolvimento das crianças com os livros. Os resultados obtidos reforçam a importância dos mediadores na descoberta dos livros literários de receção infantil e nas aprendizagens que estes podem proporcionar às crianças.»
No âmbito da intenção de alargamento da ação do Ciberdúvidas nas redes sociais, foi lançado, como os sócios da APP já sabem, O Ciberdúvidas Vai às Escolas.
Este novo projeto leva o Ciberdúvidas às escolas onde se ensina a língua portuguesa, em Portugal e no mundo. Aí, de forma presencial ou à distância, um consultor do Ciberdúvidas esclarece, ao vivo e em direto, as dúvidas que os alunos têm relacionadas com questões gramaticais.
Estas sessões são gravadas em formato vídeo e serão divulgadas, posteriormente, nas redes sociais do Ciberdúvidas, no formato de vários pequenos vídeos (ou reels), que dão a conhecer o esclarecimento dado a cada uma das dúvidas apresentadas, de modo a que outros alunos e professores possam ter acesso aos conhecimentos envolvidos, para esclarecer dúvidas ou sistematizar conhecimentos.
As escolas interessadas em participar neste projeto, recebendo o Ciberdúvidas presencialmente ou à distância, poderão contactar os responsáveis pelo projeto por correio eletrónico: ciberduvidas@iscte-iul.pt
Esta semana, destacamos o vídeo 19 com a resposta à dúvida colocada por uma estudante do Agrupamento de Escolas de Alfornelos (Amadora): «Os pronomes me e te podem ser complemento direto e indireto. Como se distinguem?»
A resposta, dada pelo consultor Carlos Rocha, pode ser consultada neste vídeo.
Na rubrica Ciberdúvidas Responde, destacamos, no episódio 25, a resposta à seguinte questão: Na frase «Eis que surge Álvaro Pais», qual a função sintática do constituinte «Álvaro Pais»?
Assista a este vídeo para saber a resposta, dada por Carla Marques, que mostra como podemos mostrar que se trata de um sujeito.
Mais informações e fonte da imagem aqui.