Escritora do Mês. Itinerários de Pesquisa

Trata-se de suscitar a curiosidade e a pesquisa sobre escritoras que publicaram, na imprensa periódica e/ou em livro, durante a ditadura militar e o Estado Novo do século XX, e nalguns casos mais tarde. Algumas destas obras estão recomendadas no Plano Nacional de Leitura, outras já constaram dos programas de português até 2015, tendo sido, entretanto, esquecidas, e há ainda outras que nunca integraram o cânone escolar.  O ponto de partida de cada itinerário baseia-se na seleção de sítios de instituições diversificadas que oferecem biografias, fotografias, textos das escritoras, ensaios  e outros dados que possibilitam criar atividades nos diferentes níveis de ensino e domínios de aprendizagem (leitura crítica, escrita criativa e argumentação oral). A divulgação da obra e do nome de mulheres que participaram no jornalismo português é uma das vertentes que merece destaque. Por um lado, assinala a importância das escritoras do século XX enquanto representantes de uma  voz comunicativa, interveniente e  civicamente atuante, por outro, reforça a inclusão da mulher autora, no vasto património literário de língua portuguesa. Considerando a urgência de ler os textos das escritoras do tempo da ditadura, a proposta de pesquisa leva em conta a organização de temáticas que possam englobar a obra reeditada na última década (2015-2025) ou os textos disponibilizados em linha, facilitando projetos inovadores interdisciplinares, em particular no que se refere às questões transversais da literatura-mundo, norteadoras de uma cidadania participativa nos nossos dias.     Pela equipa coordenadora  Conceição Pereira  Rute Navas

ESCRITORA DO MÊS DE DEZEMBRO

Itinerários de Pesquisa

 

Maria Lamas (1893 – 1983)

(Maria da Conceição Vassalo e Silva da Cunha Lamas)
(Pseudónimos Serrana d’Ayre, Rosa Silvestre, Armia).

 

Palavras-chave

viajante, jornalista, fotógrafa, escritora, política, investigadora e tradutora.

 

Aspetos biográficos, por Maria Antónia Fiadeiro

 

Estudos académicos em destaque

 

Revista Seara Nova

 

Exposição sobre Mulheres no meu País

26 jan – 28 mai 2024
A exposição na Fundação Calouste Gulbenkian  mostrou pela primeira vez em Portugal a obra fotográfica de Maria Lamas (1893–1983), jornalista e escritora, pedagoga e investigadora, tradutora e fotógrafa, lutadora pelos direitos humanos e cívicos em tempos de ditadura.

 

Visionamento do vídeo 1 «As Mulheres de Maria Lamas», Universidade Aberta / Fundação Calouste Gulbenkian

 

Visionamento do vídeo 2 – «As Mulheres do País de Maria Lamas», RTP Ensina

 

Livro editado em 2023 com base na obra Mulheres do meu país

Lenços pretos, chapéus de palha e brincos de ouro, de Susana Moreira Marques.

 

Para saber+

 

 

A Escritora do Mês tem o apoio do projeto Mulheres Escritoras – Escritoras de língua portuguesa no tempo da ditadura militar e do Estado Novo em Portugal, África, Ásia e países de emigração.